terça-feira, 8 de setembro de 2009

Trólebus e Bonde: cruzamento de redes aéreas

Em breve Santos vai rever uma cena que foi muito comum na cidade entre 1963 e 1971: o cruzamento dos itinerários desses dois meios de transporte movidos à eletricidade.

Com a segunda parte da ampliação do novo trajeto da linha de bondes turísticos do centro de Santos os bondes e trólebus, além de seguirem lado-a-lado por vários trechos do percurso - o que já é algo exclusivo de Santos atualmente, um novo desafio para o pessoal da implantação do bonde foi lançado: como cruzar as duas redes aéres, a do trólebus (com dois fios) e a do bonde?


Na foto acima (arquivo A Tribuna), vemos um exemplo de como era o cruzamento dessas redes, em foto de Agosto de 1963, na rua Martim Afonso (onde está o trólebus) com a rua Amador Bueno onde, pela fiação de um cabo só, sabemos que era rota de uma das dezenas de linhas de bonde da cidade.
Veja em detalhe o cruzamento antigo:



Abaixo, um dos cruzamentos de hoje: os trólebus seguem pela Avenida Senador Feijó, e o bonde, cruza a linha seguindo pela rua Bittencourt.


Por enquanto não há ainda a circulação do novo percurso do bonde, mas a cena acima já dá para reviver uma época de certa forma longínqua da história da cidade de Santos.

A previsão é de que em breve veremos os bondes cruzando esta avenida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.