quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Bonde de Turim em Santos começa a ser reformado

Após um ano da chegada ao Brasil dos bondes italianos de Turim, um dos exemplares - o de prefixo 3265, começa a ser reformado. O bonde atualmente na cor laranja passará a ter cor verde, assim como estão sendo pintados os veículos na cidade de origem.

O bonde italiano é maior que os quatro bondes em funcionamento atualmente na Linha Turística de Bondes de Santos (são dois da antiga frota de Santos, e dois da frota do Porto, Portugal.

MEMÓRIA

Assista a um vídeo especialmente produzido sobre a chegado do bonde de Turim a Santos, de fevereiro de 2009:



Leia a matéria publicada no site da Prefeitura de Santos em 10/2/2010:

10/02/2010
Bonde Italiano entra em processo de restauração

Mais um exemplar de bonde europeu começa a passar por um criterioso trabalho de restauração nas garagens da Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos. Trata-se de um dos dois veículos italianos doados ao Município pela cidade italiana de Turim, o de prefixo 3265, construído pela FIAT italiana na década de 40.

Atualmente na cor laranja, a carroceria já está sendo lixada e recebendo acabamento externo para voltar à cor original, em dois tons de verde. Sob a coordenação do engenheiro elétrico da CET, Marcos Rogério Nascimento, a equipe começou realizando um estudo prévio das condições gerais do veículo para definir o projeto de restauro.

O exemplar italiano possui dois trucks (chassis), quatro motores – diferente dos que estão em circulação que têm dois motores -, e capacidade para 109 passageiros. Os veículos da série 3000, como esse, rodaram na Itália até o final da década de 90.

O bonde 3265 tem um sistema bloqueador de portas original, ou seja, não dá partida com a porta aberta. Os profissionais da CET já substituíram os cabos de eletricidade e instalaram novo compressor e alternador. Uma novidade nesse trabalho é a confecção das réplicas dos assentos e das bases dos assentos, com reaproveitamento de materiais reciclados pela companhia, como colunas de semáforos.

A CET está reaproveitando e restaurando o maior número possível de peças originais, de forma a reduzir os custos. Até um circuito interno de TV com dois monitores será implementado no bonde italiano, cuja finalidade será orientar o motorneiro nas manobras. Os dois bondes italianos chegaram a Santos em fevereiro do ano passado e vem ampliar o acervo do Museu Vivo do Bonde, da Prefeitura.

Fonte: http://www.santos.sp.gov.br


Tranvia de Torino - Santos - Brasile - Tranvia Torinese - strassenbahn - elétrico - electrico
Turin Tramway - Brazil - Streetcar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.