quinta-feira, 31 de março de 2011

TV na Praia #10: TVB agora é Band

Tv na Praia #10: TVB agora é Band na Baixada Santista. Rede 21 assume o antigo canal 10


por Emilio Pechini*



31.03.2011

TVB TROCA SBT PELA BAND, EM SANTOS

Na madrugada de hoje a TVB passou a ser a nova emissora afiliada da Rede Bandeirantes de Televisão. Com isso, os telespectadores da tv aberta, que estavam acostumados a assistir a programação SBT no canal 12, e da Band no canal 10 já acompanham as mudanças. Logo nos primeiros minutos deste dia 31.03.2011, o canal 12, que exibia a programação TVB SBT, começou a exibir um vídeo institucional da nova afilliação:



Os técnicos que cuidavam dos sinais nos transmissores e também das operadoras de tv a cabo da Baixada trataram de fazer as devidas mudanças, e em poucos minutos os sinais já estavam restabelecidos. Com exceção do canal 12, que abrange Santos, São Vicente e Cubatão, o SBT de São Paulo passou a ser exibido nos canais que exibiam a TVB. Já o canal 10, que exibia a programação da Band Santos, que era gerada em São Paulo, passou a exibir um slide, informando da mudança. Nos canais a cabo, também continuaram a ser exibidas as emissoras de acordo com as redes, ou seja: onde era TVB SBT continuou SBT e onde era Band continuou TVB Band.

ANTIGO CANAL 10 PASSOU A EXIBIR A REDE 21

O canal 10, que é retransmissora da Band em Santos após exibir o slide passou a transmitir a programação gerada em São Paulo da Rede 21. O canal atualmente tem praticamente toda a sua programação arrendada a Igreja Mundial do Poder de Deus. Vale lembrar que o canal 10 tem um localização mais centralizada - fica no Morro Santa Terezinha, mais alto do que a Ilha Porchat, onde está a torre da TVB Canal 12.

FESTA E ESTREIA DO BAND CIDADE DA TVB

Hoje ocorre a festa da nova programação da TVB, em Santos, com a presença de autoridades, diretoria e artistas da Band. E hoje, juntamente com a nova programação, a emissora estreou seu telejornal noturno, após a edição nacional do Brasil Urgente, às 18:45. Veja os primeiros minutos do primeiro Band Cidade TVB:



A BAND SANTOS JÁ EXISTIA NA PRÁTICA


Não se pode esquecer que já existia a Band Santos, ou Band Litoral desde os anos 1990. Apesar de não ter geradora na cidade, a Bandeirantes, em São Paulo, criou um sinal específico para a Baixada Santista. Havia comerciais, e até programas de produtoras independentes. Houve também um Band Cidade diário, em parceira com jornal impresso Diário do Litoral. Veja um vídeo com o Band Cidade em 2006:



Durante todos esses anosdiversos outros programas em todos esses anos. Como o status do sinal era de retransmissora havia restrições para a geração local. Houve uma época em que a geração do sinal Band Litoral ficou a cargo da TV Band Vale, de Taubaté. Nos últimos anos, a Band instalou novo transmissor do canal 10 e novas instalações, o que melhorou bastante o sinal da emissora.

NO LITORAL

A nova afiliada da Band, a TVB Santos tem apenas um canal que exibia a sua programação, que era o 12. Esse canal atende a Santos, São Vicente e Cubatão. Nas demais cidades utilizava os canais que eram do SBT e agora utiliza os canais que da Bandeirantes. A abrangência é da TVB Band é a Baixada Santista, portanto não cobre o Litoral Norte (Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilha Bela), que é coberto pela Band Vale, de Taubaté.

TV DIGITAL DA TVB

Apesar de já ter autorização, a TVB ainda não implantou seu sinal digital na Baixada, o que deve ocorrer nos próximos meses.

SBT DE VOLTA NA TV ABERTA DE SANTOS, SÃO VICENTE E CUBATÃO SÓ NA TERÇA

Por enquanto, os telespectadores que assistiam a programação da TVB SBT no canal 12 agora estão sem o SBT. Como alternativa, pode-se tentar sintonizar o canal 23, cuja torre de transmissão fica no Morro Tegereba.
 Já quem tem tv a cabo ou mora em outras cidades do litoral nada mudou, a não ser a programação, que é gerada em São Paulo.
Na terça-feira, dia 05 de abril a VTV torna-se emissora do SBT, no canal 46, que é um canal de alta potência. Os demais canais que pertencem a VTV no litoral norte e sul, Vale do Ribeira e interior também passarão a transmitir a VTV SBT.
Já a RedeTV!, que em Santos tem os canais 14 e 27 (Guarujá) passará a exibir sua programação naquela data.


TV na Praia é uma coluna do blog Muito Bem! e trata dos assuntos de televisão regional na Baixada Santista. Contato, sugestões, correções podem ser feitas via e-mail muitobem.tv@gmail.com ou nos comentários abaixo. Reprodução autorizada, desde que informada a fonte.
*Emilio Pechini é radialista desde 1986

5 comentários:

  1. gostei muito da rede21 assumir o canal 10, assim toda a baixada santista terá oportunidade de conhecer o senhor jesus cristo o salvador.

    ResponderExcluir
  2. hoje por volta das 2 da tarde tentei sintonizar o canal 14 da redetv não conseguir, paresse estar fora do ar, depois pesquisei na internet num site não lembro o nome mas estava informação que iriam aumentar o sinal do canal 14 em santos.

    ResponderExcluir
  3. hoje por volta das 2 da tarde não conseguir sintonizar a redetv no canal 14, parecia estar fora do ar, depois li uma inforamção no site não lembro o nome, mas falaram que iriam aumentar o sinal do canal 14 em santos.

    ResponderExcluir
  4. ainda bem que eu tenho parabolica, caso contrario não iria conseguir ver a band pois o sinal da tvb é muito fraco aqui na zona noroeste, com antena vhf só consigo ouvir o audio, imagem não da pra ver.

    ResponderExcluir
  5. Quem quiser acompanhar como ficou os canais de tv de Santos - SP segue ai os links:

    http://sistemas.anatel.gov.br/siscom/consplanobasico/default.asp?SISQSmodulo=2605

    http://www.portalbsd.com.br/novo/terrestres_channels.php?channels=51

    http://www.lineup-br.com/santos.html

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Predefini%C3%A7%C3%A3o:Canais_de_TV_de_Santos

    ResponderExcluir

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.