terça-feira, 3 de maio de 2011

Uma volta ao passado com a maquete do antigo Hotel Parque Balneário

O antigo Hotel Parque Balneário, na década de 1940

Em breve a história de Santos terá mais um elemento que resgatará uma imagem que sumiu da paisagem do Gonzaga, há mais de 30 anos: o antigo Hotel Parque Balneário.
Graças a um esforço de pesquisa, dedicação e talento, o maquetista Pedrolandi Fernandes Sestari está construindo uma maquete que trará de volta à lembrança de um dos mais importantes imóveis históricos do século XX em Santos.

PARQUE BALNEÁRIO - HOJE

O atual complexo do hotel e shopping
O conjunto de prédios do antigo Hotel Parque Balneário deram lugar a um moderno conjunto de edifícios residenciais na avenida da praia e também ao conjunto formado pelo atual Shopping e ao Hotel, que conservam o nome Parque Balneário.

Estima-se que 500 mil pessoas utilizam o espaço mensalmente, que gera centenas de emprego nas cerca de 160 lojas do centro comercial que recentemente ganhou um terceiro pavimento, que abriga o novo Espaço Gourmet e, no futuro, cinemas, teatro e fast food, conforme está anunciado no local.

O atual Parque Balneário Hotel tem em seu saguão de recepção duas artes esculpidas em mármore, sendo de um lado o aspecto das antigas instalações do antigo Parque Balneário e, de outro, como é nos dias de hoje. O hotel hoje pertence ao Grupo Mendes.


O ANTIGO PARQUE BALNEÁRIO


Em outros tempos e outras características da cidade, o local movimentou a elite santista e também os turistas.
Em 1912 a família Fraccarolli adquiriu o antiga instalação existente, e realizou uma grande ampliação que ficou famosa e prestigiada pela elite santista.
Nos anos 1920 havia um enorme letreiro com a inscrição "Kursaal" (balneário para tratamento de saúde, nos moldes dos resorts alemães), visando atrair as pessoas que estavam em navios na barra de Santos.
Na época, o grande apelo turístico eram as "águas mais puras e cristalinas da praia do Gonzaga, para a oxigenação e recuperação da saúde". E também "o perfeito serviço de bondes, que serviam a avenida Ana Costa".
Também o cassino do Parque Balneário era um dos mais importantes do Brasil. Mas, em 1946, o presidente Eurico Gaspar Dutra proibiu o jogo no Brasil, que foi um duro golpe para o estabelecimento. Mas, com o crescimento do turismo em Santos, com a inauguração da Via Anchieta em 1947 o hotel manteve-se como um grande balneário.

Em 1970 o hotel era sede do Santos Futebol Clube
Nos anos 1960, com as crises que assolaram o país, o Parque Balneário entrou em decadência.

Em 1966 a família Fraccaroli vendou as instalações para o Santos Futebol Clube, que o transformou em sua sede social. Eram famosos os bailes de carnaval do clube, e lá também haviam festas de formatura e de gala. Os salões de Mármore e Dourado recebiam artistas e shows musicais.

Mas, poucos anos depois, problemas com o pagamento do imóvel fizeram com que os Fraccaroli retomassem parte do hotel. Assim, em agosto de 1972 anúncios foram publicados nos jornais, sobre a venda do complexo, enfatizando que metade era da família Fraccaroli e a outra metade, do Santos Futebol Clube.

Anúncio em cores publicado...

Ainda em setembro de 1972 houve um dos últimos eventos no local, a comemoração dos 150 anos da Independência do Brasil, o Sesquicentenário.

...no jornal Cidade de Santos, em agosto de 1972

Enfim, o antigo Parque Balneário foi vendido para o Grupo Cláudio Doneux que ali planejava construir um moderno complexo turístico e residencial.

Em junho de 1973 começou a demolição dos antigos prédios, para então ser dada início à construção dos edifícios residenciais, do shopping e do hotel de nível internacional. Apenas um dos prédios não foi demolido, que ficava nos fundos do complexo, na esquina das ruas Fernão Dias e Carlos Afonseca, e que ainda existe no local.



Em 1977 foi inaugurado o Parque Balneário Center, hoje Shopping Parque Balneário, e o Hotel Holiday Inn, depois chamado de Parque Balneário Hotel.

O ANTIGO BALNEÁRIO RENASCE, EM FORMA DE MAQUETE



Baseando-se em pesquisas em fotos, depoimentos e textos o maquetista Pedrolandi Fernandes Sestari empreendeu seu novo projeto histórico: o antigo Hotel Parque Balneário. Vale lembrar que o profissional já reproduziu em escala bondes e prédios como o Teatro Guarany, a Estação da São Paulo Railway, entre outros elementos históricos de Santos.

Aqui algumas imagens do estágio atual da construção da maquete:

Vista superior da maquete, ainda em fase de construção


A lateral

A maquete, sendo à esquerda o lado da rua Fernão Dias, e a face principal que dava frente para a avenida Ana Costa.

Vamos aguardar a finalização do trabalho da maquete do Parque Balneário.

Conheça mais sobre o trabalho do maquetista Pedrolandi Fernandes Sestari no blog http://maquetesdesantos.blogspot.com/

Veja também:


MATÉRIA NO SITE PORTOGENTE SOBRE O ANTIGO PARQUE BALNEÁRIO
http://www.portogente.com.br/texto.php?cod=13674


SÉRIE DE ARTIGOS NO SITE NOVO MILÊNIO
http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0183.htm


BLOG DO ATUAL SHOPPING PARQUE BALNEÁRIO
http://shoppingbalneario.blogspot.com/


MATÉRIA NO SITE REVISTA SANTISTAS SOBRE AS MAQUETES
http://revistasantistas.wordpress.com/2010/09/22/o-passado-em-miniatura/


MATÉRIA NO MUITO BEM! SOBRE AS MAQUETES DE PEDROLANDI 
http://www.muitobem.tv/2009/07/maquetes-do-centro-historico-de-santos.html

Um comentário:

  1. Amigo Emilio.

    O que falar sobre este espaço que vc esta abrindo aqui no seu Blog, sobre meu trabalho.

    Estou aos poucos, fazendo com que parte da História de Santos, possa ser passada para as pessoas que não conseguem imaginar o que a Cidade teve e os que vivem hoje, e passaram por este passado, possam reviver estes grandes momentos.

    Obrigado, mais uma vez, e contando com ajuda como a sua, é que vou desenvolvendo aos poucos, meu projeto de resgatar o passado, e as relíquias que nossa Cidade Teve e Tem.

    Abraços do amigo Pedrolandi f. Sestari

    ResponderExcluir

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.