quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Waldir Rueda

Waldir Rueda Martins (1966-2011)
Faleceu no dia 21 de agosto, domingo, o historiador, pesquisador e professor Waldir Rueda Martins.

Pesquisador da história de Santos, ele escreveu o livro "Braz Cubas, Homenagem a uma Vida", lançado em 2008. Recentemente estava finalizando uma nova obra, sobre os bondes de Santos. Ele me contou que o livro teria cerca de 550 páginas e 300 fotos. Em uma das últimas mensagens que recebi via e-mail (não cheguei a conhecê-lo pessoalmente) ele estava muito empolgado com a nova publicação:



...Consegui imagens e documentos inéditos.


O livro não fala sobre bondes etc..tem um contexto, fala sobre eleição, epidemia, porto, roubos, contratos, concessões, a morte do Mathias da Costa...Doc. assinados por João Éboli, Emmerich, inclusive consegui uma foto dele de 1880, Mathias da Costa, Lucas Fortunato, Julio Conceição etc........mapas de bonde de 1871..........um monte de coisa legal e fotos inéditas

E Waldir Rueda solicitou-me que criasse uma frase para publicar no livro, juntamente com outras pessoas, sendo que cada ano haveria uma frase. Escolhi o ano de 1977 e a frase que lhe passei foi esta:


"O trólebus 8 Macuco-via Silva Jardim, era o meu preferido, pois passava em frente à Dílis, fábrica de biscoitos que tinha um aroma inesquecível."
Emilio Pechini

Waldir Rueda foi um dos mais entusiasmados e dedicados historiadores da Baixada Santista e colaborava com vários sites e publicações, cedendo fotos e materiais de pesquisa.
Há várias fotos aqui no muitobem.tv cedidas por ele. As fotos acabaram por esclarecer uma série de dúvidas que haviam sobre bondes e trólebus.

O meu primeiro contato com ele foi por volta de 2006, quando ele se interessou pela história dos trólebus de Santos. Foi baseado no antigo site video2000.sites.uol.com.br/trolebus.htm (atualmente página fixa deste site) que Rueda desenvolveu o projeto para tombamento do sistema trólebus na cidade, conforme ele mesmo gostava de frisar em suas mensagens.

As pesquisas de Waldir Rueda incluiram também arquivos fotográficos da Polícia Civil, fotos originais de arquivos do extinto jornal Cidade de Santos e também de repórteres fotográficos.
Também acompanhava de perto as escavações no centro de Santos, quando foram feitas as obras de instalações dos trilhos de bondes do atual sistema turístico, tendo encontrado muito material histórico.

Um dos momentos marcantes também foi a participação de Rueda no Programa do Jô, da Rede Globo de Televisão, sobre a qual fiz uma postagem em 04 de outubro de 2008.

Assista parte da entrevista:


Neste trecho da entrevista ele fala sobre o tombamento dos trólebus.

Era frequentemente convidado para esclarecer fatos históricos da região nos jornais e em emissoras de rádio e televisao.

A Baixada Santista perdeu um grande historiador que trouxe à tona importantes fatos históricos até então desconhecidos pela população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.