segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Bonde '38' de Santos é destaque no Antena Paulista

O programa Antena Paulista, exibido no domingo (31/07/2011) por emissoras da Rede Globo no estado de São Paulo, apresentou uma matéria sobre o bonde de prefixo 38, que foi de Santos.
Este bonde fazia parte da frota santista de bondes elétricos, cujo sistema elétrico comercial funcionou de 1909 a 1971.
Com a extinção do sistema em 1971 posteriormente este bonde foi doado para um museu, mas ficou durante anos na cidade de Mairinque - esquecido sob a ação do tempo.

Depois, ele foi enviado para o Museu do Imigrante, em São Paulo e fazia um pequeno percurso até a Estação Bresser do Metrô paulistano. Nesse trajeto foi adaptado um motor a gasolina (de um Tempra!).
Pode-se dizer que este bonde foi último bonde a circular em São Paulo - que fique bem claro - nesse sistema turístico, conforme foi citado na reportagem abaixo.
Na verdade, este bonde nunca circulou no antigo sistema de bondes de São Paulo, o qual foi extinto em 1968.
Deixado a mercê de usuários de crack, o bonde foi enviado para Santos no início há poucos meses, onde foi reformado e recaracterizado. Por enquanto o bonde não tem motores, e circula na Linha Turística rebocado por outro bonde.

Assista ao vídeo:
(disponibilizado pela Globo.com e poderá estar indisponível):




(Matéria feita pela repórter Fabiana Faria e o cinegrafista Robynson Senhorães, da TV Tribuna, afiliada a Rede Globo na Baixada Santista e Vale do Ribeira).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.