sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Dia do Bonde

Bondes na antiga estação da São Paulo Railway, no Valongo


Claro que não se pode esquecer da data que marcou a volta dos bondes a Santos: 23 de setembro.
Após anos de projetos e planos que foram amadurecendo, a cidade voltou a ter alguns de seus bondes de volta às ruas há exatos 11 anos. E ainda ganhou exemplares vindos de Portugal e Itália.

HISTÓRICO

Bonde português saindo da estação de bondes do Valongo.


Os primeiros bondes começaram a circular em Santos em 9 de outubro de 1871, de tração animal. Depois, em 28 de abril de 1909 começaram a circular os bondes elétricos. A frota de bondes foi aumentando a até mesmo uma fábrica de bondes fora instalada nas oficinas da antiga City of Santos Improvements Company, sucedida em 1952 pelo Serviço Municipal de Transportes Coletivos.
Porém a preferência pelos governantes pelos ônibus movidos à diesel acabou por levar os bondes à extinção, com data marcada o fim das últimas linhas no dia 27 de fevereiro de 1971.

Bonde da Linha 42, em 1969.


Aos poucos a população se deu conta de como os bondes eram importantes e, com o apoio de entusiastas e da imprensa, os bondes finalmente voltaram a circular em uma linha turística no centro de Santos.

Bonde aberto 32


Aos poucos a frota foi recebendo novos exemplares e atualmente em circulação estão 3 bondes que foram do sistema de Santos (prefixos 32, 40 e 38) mais o reboque (prefixo 01), 2 bondes da cidade do Porto em Portugal (prefixos 193 e 224) e o bonde italiano da cidade de Turim de prefixo 3265. Além destes, estão na garagem da prefeitura a serem reformados um bonde do Porto e outro de Turim, um bonde paulistano (também chamado de "Gilda") e um um bonde que veio de Votorantim.
Vale lembrar que, além dos bondes do sistema turístico do centro de Santos há também um bonde estático, na Praia do Gonzaga, de prefixo 46 que funciona como posto de informações turísticas.

Bonde português, em foto da inauguração, homenageado pela Colônia Portuguesa em Santos.


Em breve será preparado um bonde para servir como restaurante e também um dos armazéns do Porto de Santos, desativado, será transformado em Museu do Bonde, localizado no Valongo.

E abaixo um vídeo, produzido em 2009, incluindo cenas antigas dos bondes santistas:






Todas as fotos acima são de autoria de Emilio Pechini (muitobem.tv). Reutilização autorizada, desde que mencionada a fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.