segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Satélite espião vai cair em lugar ainda incerto

26/01/2008 - 21h00
Satélite espião dos EUA perde força e pode cair na Terra em fevereiro
Publicidade
da Associated Press

Um grande satélite espião dos EUA perdeu força e propulsão e pode atingir a Terra no fim de fevereiro ou em março, segundo o governo americano.

"As agências apropriadas estão monitorando a situação", disse Gordon Johndroe, porta-voz do Conselho Nacional de Segurança. "Ao longo dos anos, vários satélites saíram de órbita e caíram sem oferecer perigo. Estamos avaliando as possibilidades para mitigar qualquer dano possível que esse satélite possa causar."

O satélite, que não pode mais ser controlado, poderia conter materiais perigosos, e não se sabe em que parte do planeta ele cairá. As autoridades falaram em condição de anonimato, pois o assunto é considerado confidencial.

Johndroe não comentou se há a possibilidade de o satélite ser derrubado por um míssil. O porta-voz afirmou que seria inapropriado discutir detalhes neste momento.

Um alto membro do governo afirmou que legisladores e outros países estão sendo mantidos a par da situação.

O último aparato da Nasa que entrou sem controle na Terra foi a Skylab, uma estação espacial de 78 toneladas que saiu de órbita em 1979. Seus destroços caíram sem causar danos no oceano Índico e em uma área remota do oeste australiano.

Autoridades acreditam que, em 2002, os destroços de um satélite de 3.000 kg entrou na atmosfera terrestre, e seus destroços teriam caído no golfo Pérsico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.