quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Subindo o Morro para ver Televisão

O anúncio ao lado, publicado no jornal A Tribuna de Santos em setembro de 1951 é de uma empresa de ônibus que subia o Morro de Santa Terezinha em Santos, de hora em hora, saindo da Praça da Independência no famoso bairro santista do Gonzaga. O curioso é o aviso do anúncio: Televisão diariamente às 20 horas.

Em 1951 havia apenas a TV Tupi, na época canal 3 de São Paulo, e a emissora ainda não havia instalado uma retransmissora em Santos, ou seja, havia apenas a transmissão do alto do Sumaré, na capital paulista, então a recepção na cidade era muito precária, quase impossível. E ainda os aparelhos de TV eram muito caros. Então, pela posição e altura privilegiada do Morro Santa Terezinha, foi instalada um televisor "público", ou seja, um aparelho de televisão instalado no bar e grill que havia no alto do morro, onde poderia se assistir a programação da primeira emissora de televisão do Brasil, somando-se à paisagem do alto do morro, mais uma atração turística.

Aliás, pensando bem, assistir televisão em restaurantes e bar, ainda hoje é uma atração principalmente na transmissão de jogos de futebol.

Veja fotos antigas do Morro Santa Terezinha no site Novo Milênio, do jornalista Carlos Pimentel Mendes.

Algum tempo depois a TV Tupi instalou na cidade uma antena retransmissora no alto do Monte Serrat e os santistas puderam a assistir a programação em suas casas.

.

Hoje o Morro Santa Terezinha continua tendo uma papel importante para a televisão: no alto estão instaladas torres de televisão, como a TV Record Litoral, canal 8 (antiga TV Mar) e também outras retransmissoras como a MTV canal 56 UHF.


Exibir mapa ampliado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.