quarta-feira, 18 de março de 2009

Trólebus Fiat em Santos, em 1991



No video acima, gravado em VHS em julho de 1991, e editado neste mês de Março de 2009, de dentro do carro com uma câmera na mão nas ruas de Santos há algumas imagens, de poucos segundos, de dois trólebus fabricados pela FIAT italiana circulando na cidade.

A primeira imagem é na avenida da praia, quando os elétricos faziam a viagem "de volta" para o Centro por parte da Avenida Bartolomeu de Gusmão.

A segunda imagem é na avenida Marechal Floriano Peixoto, no Gonzaga, com o trólebus prefixo 715 a caminho da Praça da Independência.

Na época, eu já gostava de trólebus porém não imaginava que em poucos anos (ou seja, em 1996) os trólebus FIAT que rodavam na cidade iriam desaparecer das ruas de Santos.

Reprodução Jornal Cidade de Santos, em 1972
Trólebus na avenida Conselheiro Nébias, próximo a rua Bittencourt, em 1972.

O Serviço de Trólebus de Santos foi inaugurado em 12 de Agosto de 1963, com a implantação da pioneira linha 5. Na época a prefeitura, através do SMTC (Serviço Municipal de Transportes Coletivos), importou 50 unidades da FIAT, na Itália sendo que os cinco primeiros trólebus chegaram a Santos em 6 de Junho de 1963.

No final dos anos 1970, 25 trólebus FIAT que ainda estavam em circulação começaram a ser reformados. Em 1979 é entregue a primeira unidade reformada. Também nesta época, a CSTC começa a adquirir novos trólebus, de fabricação nacional (Marcopolo). Linhas de trólebus que haviam sido extintas em 1978 voltam a circular, como a 40 e a 53.

Em 1988 mais seis trólebus são adicionados à frota da CSTC, também nacionais, fabricados pela empresa Mafersa. A linha 20 passa a ser operada por trólebus.

Em 1996 restavam ainda 13 trólebus italianos em Santos, mas a prefeitura tirou-os de circulação, alegando prejuízos, mantendo apenas 7 trólebus nacionais na frota santista (1 trólebus Marcopolo e os 6 Mafersa). Todos os trólebus FIAT e também 7 trólebus Marcopolo são expostos em leilão, para venda.

HOJE


A frota atual consiste em 6 trólebus nacionais (fabricados pela Mafersa em 1987) operando uma única linha, a 20 que liga o Centro de Santos ao bairro do Gonzaga.
Dois destes 6 trólebus estão sendo preparados para operar uma linha turística.

Um dos trólebus FIAT ainda encontra-se na garagem da antiga CSTC, na Vila Mathias, praticamente desmontado, sem motor, restando apenas a carroceria. Mas, poderá ser reconstruído e voltar a circular em Santos.

Como é citado no video, quem sabe algum dia ainda veremos este trólebus FIAT circulando na Praça da Independência...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.