quinta-feira, 5 de março de 2009

Vídeos dos Trólebus e Bondes são destaque em 'A Tribuna'

Reprodução - Jornal A Tribuna de Santos - 05/03/2009 CLIQUE PARA AMPLIAR
O jornal A Tribuna de Santos publicou hoje uma simpática matéria sobre os santistas que publicam no Youtube os videos sobre a cidade, pontos turísticos e história. Entre eles, os videos publicados sobre os bondes e trólebus foram citados, incluindo até uma foto minha com a minha câmera Sony DSC-P73 - sim, é com ela que faço os meus vídeos. Um incentivo a todo aquele que deseja fazer videos sobre um tema que lhe agrade, e no meu caso, os trólebus e bondes, e também assuntos históricos e atuais sobre a cidade de Santos e também a Baixada Santista. Agradecimentos ao jornal pela matéria.

Aqui, alguns dos videos no ar no Youtube (para assistir no site do Youtube, basta dar dois cliques sobre o vídeo)

Gonzaga - Bonde Turístico e Trólebus na Praça da Independência - 25/01/2007
Um dos primeiros da série com edição e música, feita em um trajeto saindo das areias da praia do Gonzaga e indo até a Praça da Independência. Mostra o bonde que não circula e que fica estacionado junto à Praça das Bandeiras. A seguir, o trólebus da linha 20 chegando à Praça da Independência. O video também tem imagens antigas de Santos.


Passeio de Bonde no Centro de Santos, incluindo visita à garagem no Valongo - 18/06/2007
O video começa com imagens na garagem dos bondes no Valongo, antes da saída do bonde para o início da linha turística. Mostra o primeiro bonde português e os bondes que foram do sistema de Santos. A seguir, ao som de diversos "chorinhos", imagens do passeio turístico que sai da Praça Mauá.


Bondes Portugueses no Centro de Santos - 23/09/2008
Video realizado no dia da inaguração do segundo bonde português no Sistema Turístico e Histórico de Bondes de Santos. Este video inicialmente foi postado com uma trilha sonora com músicas portuguesas conhecidas pelos brasileiros. Depois, por sugestão de um internauta português, a trilha sonora do video foi reeditadas, desta vez com músicas de artistas da cidade do Porto, Portugal, local de onde vieram os bondes portugueses, que é a versão a seguir:


Carnabonde 2008 - Filmagem do bonde no pré-carnaval santista - 27/01/2008
Video realizado na festa de carnaval "Carnabonde", que relembra a época em que os bondes efetivamente faziam parte do Carnaval santista. Em meio a foliões, a filmagem foi bastante divertida e até nostálgica.


Trólebus na Praça José Bonifácio, no centro de Santos - 17/01/2007
Imagens do Trólebus da Linha 20 no Centro de Santos, mais precisamente na Praça José Bonifácio, com imagens do Forum e da Catedral de Santos. Este video mostra também os trilhos recém instalados que servirão para o novo trajeto ampliado do bonde turístico.


Primeiras imagens do Bonde "Gilda" na garagem da antiga CSTC - 10/04/2008
O bonde do video a seguir circulou em Nova York, e depois foi importado pela prefeitura de São Paulo, e como era luxuoso:tinha calefação e uma série de outros 'luxos', em comparação com os demais bondes da Light paulistana. Na época, na capital paulista estava em cartaz no cinema o filme "Gilda", com Rita Hayworth, que logo tornou-se o apelido dos luxuosos bondes novaiorquinos. Este bonde será reformado e entrará no novo percurso do bonde histórico da cidade de Santos, previsto para acontecer em 2009. Este video mostra cenas do filme juntamente com imagens da garagem original da antiga City (The City of Santos Improvements Company), um verdadeiro "solo sagrado" dos bondes.


E não só trólebus e bondes estão nos videos do Youtube. Também há imagens sobre pontos curiosos, históricos e pitorescos de Santos:

Antes e Depois na Avenida Pedro Lessa - 26/04/2008
Com imagens antigas da avenida Pedro Lessa, próximo ao Canal 5. Os chalés, a Caixa D'Água, o antigo Cine Macuco (atual Supermercado CompreBem) e até a lembrança do bonde 19, com uma foto do bonde na avenida. Trilha sonora com músicas dos anos 1950, 1960 e 1970.


Travessia Santos - Vicente de Carvalho - 10/06/2008
Milhares de trabalhadores e moradores de Santos e Vicente de Carvalho fazem a travessia por barcas que cruzam o canal do Estuário de Santos. Com imagens antigas e atuais da região do Porto, um video simples e uma sugestão de passeio para o turista e também para o morador da Baixada Santista


Veja outros videos na página de videos no Youtube http://www.youtube.com/emiliopechini

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.