domingo, 11 de abril de 2010

Tradicional Quermesse do Embaré começa nesta Sexta (16/4)

Quermesse do Embaré
A tradicional quermesse da Igreja Santo Antônio do Embaré de Santos começa nesta sexta-feira (16/4/2010), à partir das 19 horas.

A equipe com cerca de 150 voluntários está animada e já se organiza para preparar os pratos que serão servidos. Sempre de quinta a domingo haverá porções e sanduíches de churrasco, mexicano, cachorro-quente, pastel, caldo verde, canjica, pinhão e pipoca. Além disso, a festa oferece doces variados, maçã do amor, pamonha e curau. As bebidas como o vinho quente, quentão e refrigerantes em geral completam a lista. A quermesse ocorre também durante os festejos do dia de Santo Antônio, 13 de Junho.

NOVO LOCAL

O entorno da igreja foi remodelado em 2009
Até alguns anos atrás a quermesse vinha sendo realizada na área em frente à Basílica. Inicialmente eram feitas barracas de madeira, com apresentação de grupos folclóricos portugueses.
Com o tempo a quermesse ganhou uma infraestrutura melhor, com contâineres para o preparo e venda dos alimentos e uma cobertura.

Ano passado, a área no entorno da basílica ganhou um novo piso e o antigo estacionamento para veículos foi extinto.
A proposta da Prefeitura de Santos foi valorizar o projeto arquitetônico da igreja, disciplinar o trânsito e reforçar a segurança aos pedestres.
Os antigos paralelepídedos e o asfalto das ruas e as calçadas em volta da basílica foram substituídos por um piso tipo fuljet, composto de cimento de pedra granulada.
Com isso, no entanto, a quermesse não pôde mais se instalar naquele local.

Em 2009 a quermesse se instalou na ilha central em frente à igreja

Com estas mudanças, em 2009 a quermesse deixou de ser instalada em frente a igreja, e ganhou um novo local: a grande ilha central da avenida Bartolomeu de Gusmão, ao lado da estátua de Santo Antônio com a fonte.
O grande afluxo de pessoas foi um sucesso, porém devido à solicitação de munícipes neste ano de 2010 a quermessse novamente teve que mudar de local. Vários locais foram cogitados, como a faixa de areia da praia, entre outros.


E o local escolhido foram as casas 6 e 8 da rua Padre Visconti, ao lado da Igreja do Embaré. Na casa 6 é onde são realizados durante a semana os encontros para obras comunitárias, como o Bazar de Santa Clara. Já a casa 8 é onde fica a tradicional livraria Santo Antônio e a Ordem Franciscana Secular, com o salão de festas. Os dois imóveis já estão sendo preparados para o evento. Haverá uma passagem especialmente aberta entre as duas casas para a circulação dos frequentadores da quermesse.

DOAÇÕES SÃO BEM VINDAS

O sucesso deste trabalho está na colaboração das pastorais, movimentos, e a comunidade em geral. Todo tipo de serviço e doação serão bem vindos, desde materiais descartáveis como copos, guardanapos, pratinhos, garfinhos, colherinhas, cumbucas. E para o preparo dos deliciosos doces, a farinha de trigo, açúcar , leite, creme de leite, leite condensado , achocolatado, fermento em pó, leite de coco e coco ralado que poderão ser entregues na secretaria paroquial no horário das 8h às 17h30 aos cuidados das secretárias.

Maiores informações:
Secretaria Paroquial (13) 3227-5977, 3227-5976  E-mail: sec.paroquial@bsaembare.com.br

Site: http://www.bsaembare.com.br/


(Com texto de Janete Farah - Pastoral da Comunicação - Pascom Embaré)
Foto no alto da página do site http://www.bsaembare.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.