terça-feira, 21 de setembro de 2010

Santos: Bonde italiano começa a circular nesta quinta (23/9) dia do Bonde

Preparativos finais do bonde italiano na garagem do bondes no Valongo

O Dia do Bonde Turístico, nesta quinta (23/9/2010), conforme lei municipal da cidade de Santos, e os 10 anos de funcionamento da linha turística que circula pelo Centro Histórico serão comemorados com ampliação da frota: entra em circulação o modelo italiano doado ao município pela cidade de Turim.

Funcionários da prefeitura no interior do novo bonde italiano instalando equipamentos

A entrega pela prefeitura será às 17h, em frente à Estação do Valongo (Largo Marquês de Monte Alegre s/nº), quando também será reativado o antigo relógio da São Paulo Railway, restaurado em parceria com o Rotary Club de Santos.

No local haverá, ainda, apresentação do grupo Volare, de música italiana. E, durante todo o dia, o passeio na linha turística será gratuito, conforme decreto publicado na edição desta quarta (22) do Diário Oficial de Santos. Menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. O bonde circula nesta quinta, excepcionalmente, das 11h às 16h.

O bonde italiano, modelo de 1958, foi totalmente restaurado pela equipe especializada da CET. Foram seis meses de planejamento e trabalho cuidadoso de recuperação, para que o veículo mantivesse as características de funcionamento semelhantes às de quando rodava na Itália. Além de ter a estrutura recuperada, teve instalado circuito interno de TV com duas câmeras. A parte interna será ilustrada por 22 painéis fotográficos com imagens do veículo em atividade na Itália e dos serviços executados pelos funcionários da CET.

A linha turística teve seu percurso ampliado no ano passado, passando de 1,7 km para 5 km de extensão, percorre os principais pontos históricos e culturais do Centro e funciona de terça a domingo, das 11h às 17h.




Dia 23 de Setembro é dia do bonde em Santos (vídeo produzido em 2009):


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.