terça-feira, 28 de setembro de 2010

Livro sobre o transporte coletivo de Santos é disponibilizado na Internet

O livro pode ser consultado pela internet
Um importante registro do transporte coletivo na cidade de Santos agora está disponível para consulta on line: Transporte Coletivo em Santos - história e regeneração, de Ricardo Evaristo dos Santos e Paulo Matos agora pode ser lido no site Novo Milênio, do jornalista Carlos Pimentel Mendes.

Na primeira parte do livro está a história dos bondes de Santos, em "O Bonde e suas Histórias". Importantes registros obtidos em pesquisas pelos autores são uma ótima fonte de consulta de pesquisadores. Desde os primórdios do bonde até a linha turística instalada em 1984. Como o livro é de 1987, obviamente não se encontram os dados sobre a linha de bondes instalada no ano 2000.

Já a segunda parte do livro fala sobre a recuperação dos ônibus e trólebus no governo Oswaldo Justo, já que a publicação foi patrocinada pela gestão municipal. Nesta parte temos dados interessantes sobre a reativação de antigas linhas de trólebus, graças à recuperação dos antigos FIAT, a aquisição de novas unidades Marcopolo e a última compra de trólebus da prefeitura de Santos (até hoje, inclusive), que foram os 6 trólebus Mafersa Villares. Vale lembrar que o prefeito Oswaldo Justo foi um grande incentivador dos trólebus em Santos, que inclusive tentou mais uma vez levar os ônibus elétricos à Zona Noroeste de Santos.


o prefeito Oswaldo Justo (à direita) mostra a reforma dos trólebus FIAT

Além do texto, há diversas imagens históricas, como a foto acima que mostra o prefeito Oswaldo Justo mostrando a jornalistas a recuperação dos antigos trólebus FIAT.
 
Você pode consultar o livro no site Novo Milênio: clique aqui


OSWALDO JUSTO

O ex-prefeito governou Santos de 01/09/1984 a 31/12/1988, sendo eleito por voto direto após a cidade recuperar a sua autonomia política, cassada em 12 de setembro de 1969.
Justo faleceu em 14 de abril de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.