sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Rádio, Eterna Atração #03: Rádios educativas na Baixada Santista

Rádio, Eterna Atração #03

por Emílio Pechini

11.02.2011



RÁDIOS EDUCATIVAS DA BAIXADA SANTISTA

Assim como existem as tv's educativas, também há as rádios educativas. São emissoras ligadas a instituições educativas, governo municipal, estadual ou federal, fundações educacionais. Na Baixada Santista, são as seguintes emissoras em FM educativas:

- 96,3 MHz - BOA NOVA FM - ZYM 942 - CLASSE B3 - PRAIA GRANDE
Emissora da Fundação Educacional e Cultural de Praia Grande, está instalada na Paróquia de Nossa Senhora das Graças. Além de programação religiosa, a emissora transmite noticiário produzido pela Prefeitura da cidade. Programação local, com participação de ouvintes, transmissão de eventos religiosos da Baixada Santista e o programa humorístico Los Ermanos. A Boa Nova FM também transmite programação da Rede Imaculada Conceição.

- 100,7 MHz - SAUDADE FM - ZYU 818 - CLASSE B1 - GUARUJÁ
A concessão da emissora pertence à Fundação Victorio Lanza, mantenedora da Unimonte. A rádio Saudade FM é produzida pelo grupo de comunicação da Rede VTV. Com isso, o sinal da emissora acompanha o pacote via satélite da afiliada à RedeTV!. Com isso, a Saudade FM é captada por receptores de satélite em todo o Brasil. A emissora inovou em resgatar sucessos do passado, além de promover shows com Agnaldo Timóteo, Moacyr Franco, Benito di Paula, entre outros.

- 106,1 MHz - PRIMEIRA FM - CLASSE C - SÃO VICENTE
A Primeira FM tem esse nome em alusão a cidade de São Vicente, "a primeira cidade do Brasil". A emissora é concessão da Prefeitura Municipal de São Vicente, e transmite somente música brasileira. Também há jornadas esportivas. Devido a frequência da emissora ser próxima das rádios Tribuna (105,5) e Cultura (106,7), o alcance da emissora é limitado.

- 107,7 MHz - SANTA CECÍLIA FM -  ZYM 876 - CLASSE B1 - SANTOS
A emissora em FM do grupo de comunicação Santa Cecília, entre as educativas da Baixada é a mais antiga, foi inaugurada em 26 de janeiro de 1999. Com programação adulta, a emissora transmite 57 minutos de música a cada hora.

E há outra emissora educativa, cuja concessão é para São Vicente, em 93,3 MHz, da Fundação Sociedade Comunicação, Cultura e Trabalho, mantida pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Esta emissora ainda não entrou no ar.

FUTEBOL NA TRI

Futebol na Tri (divulgação)

Hoje tem transmissão de mais um jogo do Santos Futebol Clube, na TriFM: a partir das 20:30, tem Santos X Noroeste, direto da Vila Belmiro com transmissão ao vivo pela Tribuna FM (105,5). Mais um jogão do Peixe com a qualidade de transmissão da Tri FM!

FALANDO NA TRIBUNA...

Uma promoção bem inspiradora na Tri: Prazeres Simples da Vida - Café Caboclo. Os ouvinte enviam sua história sobre algum momento marcante que aconteceu em sua vida enquanto tomava café Caboclo. A história mais criativa ganha uma câmera digital e um porta retrato digital, além de kits do produto, durante a programação. Mais informações no site da Tri.

SCALLA FM 102,9

Um sinal fraco em 102,9 MHz já pode ser captado na Baixada Santista. A concessão é da cidade de Cubatão, mas a emissora está sendo transmitida do alto da Serra, segundo o site TudoRadio.com. A Scalla FM já esteve presente na Grande São Paulo, como sucessora da Grande ABC FM em 99,3 MHz (atualmente Aleluia). Resta saber se a emissora terá sinal forte para cobrir tanto São Paulo como a Baixada Santista, que é a área de concessão original. Por enquanto, o sinal já surge nos rádios em Santos, porém fraco.

FALANDO EM SINAL FRACO

No Gonzaga, em Santos, fiz um novo teste e lá também sintoniza-se com dificuldade o sinal das rádios Bandeirantes (90,9) e Litoral FM (91,9). Na busca automática, o localizador não sintoniza a rádio automaticamente. Somente na busca manual é que as emissoras aparecem, com sinal fraco. Segundo o site da Anatel, as duas emissoras tem torre no alto da Serra do Mar. Os ouvintes de Santos esperam que as rádios não os esqueçam...

Um grande abraço a todos e até a próxima!

Um comentário:

  1. aqui em santos exitem poucas radios, alguns anos atras tinha muitas mas nos dias de hoje sairam do ar.

    ResponderExcluir

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.