sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Rádio, Eterna Atração #07: Guarujá AM e a Rede Jovem Pan Sat

Rádio, Eterna Atração #07: Guarujá AM e a Rede Jovem Pan Sat, um bom uso da rede
Coluna do blog Muito Bem! sobre o rádio da Baixada Santista, e também do Brasil e do Mundo. Sugestões, críticas comentários, utilize o formulário abaixo ou via e-mail muitobem.tv@gmail.com

por Emilio Pechini

25.02.2011

A GUARUJÁ AM E A REDE JOVEM PAN SAT

Claro que, para o profissional de rádio e até mesmo a audiência, vincular uma rádio local a uma rede pode significar desemprego e descaracterização de uma programação regional. Ainda mais se tratando de uma região que lançou muitos profissionais e tem uma história do rádio em si, como é a Baixada Santista. Mas, pode se dizer que, dentre as emissoras de rádio da Baixada Santista, que estão afiliadas ou vinculadas a alguma rede, a Guarujá AM (1.550 kHz) faz um bom uso dessa opção. Mantém a programação musical em horários-chave, como é o caso das manhãs com o comunicador Renato Costa e também transmite um noticiário em nível nacional de ótima qualidade como é o da Rádio Jovem Pan. Foi a maneira encontrada para manter uma emissora regional, com a característica popular da emissora aliada ao bom jornalismo.

AINDA SOBRE O AM NA BAIXADA

A Terra AM (650 kHz) vem transmitindo uma chamada informando aos ouvintes que a emissora está em primeiro lugar em audiência no Litoral Paulista. Inclusive são citadas as rádios Terra AM e FM, de São Paulo, parabenizando a emissora. A medição de audiência na Baixada é motivo de polêmica, seja no FM, e também no AM.


RÁDIO ESCUTA FM: 25.02.2011 - das 21:00 às 22:00

98,1 A RÁDIO ROCK: transmite a Voz do Brasil, entre 21 e 22h
94,3 ENSEADA/ALELUIA: o tema da novela Escrito nas Estrelas, Quando a Chuva Passar (Paula Ferandes) no Entre Amigos. A emissora tem problemas de som, que poderiam ser corrigidos. "Pipocos" e falhas no audio irritam... Uma pena, já que a programação musical nesse horário está muito boa
107,7 SANTA CECÍLIA FM: Somebody Elses Guy (Jocelyn Brown), fazia um tempão que eu não ouvia essa música!
89,3 TUPI FM: estranha interferência atrapalha a transmissão da rádio.
91,9 LITORAL FM: também transmite A Voz do Brasil, entre 21 e 22h
96,3 BOA NOVA: emissora em rede com a Rede Milícia Sat, Plantão da Fé, ao vivo.
100,7 SAUDADE: Dancin' Queen (ABBA), sempre uma parada obrigatória
102,9 SCALLA: uma versão instrumental que mescla aquele ritmo rápido de Everybody's Talkin' (Nilsson) com Detalhes do Roberto Carlos! A programação da Scalla vem trazendo boas surpresas, dentro da sua proposta
103,7 CLASSIC HITS: Flor de Lis (Djavan), em uma versão ao vivo muito legal, aliás, uma das propostas iniciais da Classic Hits é justamente versões exclusivas. E com som estéreo espacial...
105,5 TRI FM: Samba Tri, só pagode até as 21 horas.
90,9 BANDEIRANTES: o Esporte em Debate desta noite está bem musical: até mesmo surgiu uma tradução da Hotel California (Eagles)!
106,7 CULTURA: Enigma da Noite: charadas durante a programação noturna da emissora.

RÁDIOS IRMÃS

Na Baixada Santista são rádios irmãs, ou seja, são ligadas as seguintes rádios:
- TUPI FM (89,3 MHz) e KISS FM (90,1 MHz)
- JOVEM PAN 2 (95,1 MHz) e CLASSIC HITS (103,7 MHz)
- LITORAL FM (91,9 MHz), 98 A RÁDIO ROCK (98,1 MHz) e SÊ TU UMA BÊNÇÃO (102,1 MHz)
- SAUDADE FM (100,7 MHz), CULTURA FM (106,7 MHz) e CULTURA AM (930 kHz)
- ENSEADA FM (94,3 MHz) e RÁDIO CLUBE DE SANTOS AM (1.240 kHz)
- GUARUJÁ FM (104,5 MHz) e GUARUJÁ AM (1.550 kHz)

É ISSO AÍ

Um abraço a todos e continue comentando!

9 comentários:

  1. COMO É??? SAUDADE FM E CULTURA AM E FM SÃO IRMÃS? QUE EU SAIVA A SAUDADE É DA FUNDAÇÃO VICTÓRIO LANZA E A CULTURA É DA FAMILIA MANSUR!!OU EU ESTOU ERRADO? CORRIJA-ME POR FAVOR.

    ResponderExcluir
  2. A concessão da Saudade FM é da Fundação Victorio Lanza, ou seja, Unimonte.
    Mas na verdade quem opera a emissora é o mesmo grupo da Cultura FM e AM e da VTV, uma espécie de arrendamento. Por isso são "irmãs". Note que o sinal via satélite da Saudade FM é através do mesmo sinal da VTV. Aliás, se você pesquisar no site Brasilsat Digital verá que além da Saudade FM, a Cultura FM também estaria no satélite.
    Consulte no site http://www.brasilsatdigital.com.br/2009/satelite_canais.php?sat=SB4&id=217

    E os estúdios da própria rádio Saudade FM fica junto a VTV.

    Por isso, são "irmãs"...

    ResponderExcluir
  3. DISSO EU NÃO SABIA!!! OBRIGADO PECHINI!! TENHO UMA DÚVIDA:A SAUDADE DIZ QUE TRANSMITE VIA SATÉLITE PARA TODO O BRASIL, ENTÃO QUER DIZER QUE ELA É CABEÇA DE REDE ASSIM COMO POR EXEMPLO: ANTENA1 , JOVEM PAN ,REDE ALELUIA ETC ?SERÁ QUE É ISSO?

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelo seu comentário.
    A Saudade FM pode criar uma rede, aliás, já tem a sua primeira afiliada em Lapa, no Paraná, abrangendo a Grande Curitiba e outras cidades paranaenses e catarinense. Vai depender de outras emissoras se afiliarem.

    Uma dúvida que eu tenho é se a Cultura FM realmente transmite via satélite, junto com a Saudade, já que no PAC da VTV no Satélite consta este canal. Porém nunca vi nenhuma divulgação na Cultura sobre isso.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela resposta!!Gostaria de te fazer uma pergunta:Imagine sair na rua com um mp3 ouvindo uma fm da seguinte forma: ex. estou lá em Brasilia e ouvindo pelo mp3 a tribuna fm de Santos diretamente do satélite sem estar conectado na internet e sem outra rádio retransmitindo .já existe tecnologia para isso? Já é possivel sintonizar uma radio de qualquer lugar do mundo SEM ESTAR CONECTADO NA NET?Qual é a sua opinião a essa idéia? Obrigado e um abraço!!!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pela pergunta.

    Um aparelho de mp3 comum sintoniza apenas as rádios que estão sendo transmitidas em FM, no alcance da região. Ou seja, apenas rádios locais ou de cidades próximas.

    Já os Ipod's, Ipad's e Iphone's e alguns smartphones "sintonizam" emissoras que tenham o aplicativo para a recepção através destes aparelhos, sempre via internet (que pode ser Wi-fi ou via 3G). Não basta a emissora transmitir via internet, ela tem que gerar esse aplicativo. Daí, em qualquer lugar do mundo essas rádios podem sem ouvidas.

    Já as emissoras via satélite podem ser captadas por receptores via satélite, que são ligados a parabólicas. Claro que essas rádios precisam estar no satélite, no caso de Santos, apenas a Saudade FM, sintonizado no Satélite Brasilsat B4, frequencia 3779 polarização horizontal (consta também a Cultura FM, a ser confirmada).

    E existe um outro modo de sintonizar rádios, que são através das tv's de led que acessam a internet. Por exemplo, a TV Philips de Led tem um aplicativo que acessa dezenas de rádios pela tv e pela internet. Na Baixada, estão a Litoral FM e a Guarujá FM.

    Então, respondendo a sua questão, em aparelhos portáteis apenas via FM ou via WEB, e não via satélite. Se há algum sintonizador de rádio via satélite portátil, tipo MP3 eu não conheço, pelo menos não é algo disponível no mercado nacional, já que teria uma super antena para captação desses sinais, o que faria o aparelho deixar de ser portátil.

    ResponderExcluir
  7. OK!Obrigado pela resposta.Que você tenha uma excelente semana!!!

    ResponderExcluir
  8. NOSSO DIAL AQUI NA REGIÃO ESTÁ UMA BAGUNÇA! A SCALLA FM OCUPA A FREQUENCIA 102,9 FREQUENCIA ESSA QUE É USADA A MUITOS ANOS PELA VIPCLASS UMA RADIO COMUNITÁRIA DE PRAIA GRANDE E A EXCLUSIVA FM OUTRA COMUNITÁRIA DE SANTOS.NÃO SE CONSEGUE OUVIR NADA, NEM A SCALLA E NEM A VIPCLASS.O SINAL DA TERRA FM TAMBÉM ESTÁ FRACO, E O SINAL DA LITORAL FM ESTÁ A DESEJAR, DEPOIS QUE COMEÇOU A TRANSMITIR PARA SÃO PAULO PASSOU A TER MUITO CHIADO AQUI NA BAIXADA. DEVERIAM TER AUMENTADO A POTENCIA QUE É DE 10K PARA DEPOIS SUBIR A SERRA. NA SEMANA PASSADA ENTREI EM CONTATO COM A EMISSORA E FALARAM QUE OS ENGENHEIROS ESTAVAM COM MUITA DIFICULDADE PARA TORNAR O SINAL LOCAL AQUI NA REGIÃO.CONVERSEI COM COLEGAS QUE ENTENDE DE TRANSMISSÃO DE RADIO E ME DISSERAM QUE PRA RESOLVER ESSE PROBLEMA, A SOLUÇÃO ERA AUMENTAR A POTENCIA O QUE NÃO É TÃO FÁCIL DE SE CONSEGUIR JUNTO A ANATEL.TOMARA QUE A LITORAL CONSIGA RESOLVER ESTE PROBLEMA!

    ResponderExcluir
  9. outra radio que estar com sinal mais fraco e a 102,1fm

    ResponderExcluir

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.