sexta-feira, 18 de julho de 2008

"Entre Aspas"

O Google é mesmo uma ferramenta fantástica, já que ele adiciona as bilhões ou trilhões de páginas da Internet sem pedir para ninguém. O sistema faz uma "varredura", "lê" e "arquiva" páginas inteiras em seu cache. Aqui usei muitas "aspas" e falando nisso, sempre que quero fazer uma pesquisa bem específica coloco o termo todo entre aspas.

Por exemplo, em uma postagem anterior, sobre trólebus, eu escrevi a frase :

A foto acima mostra o trólebus 5304 na rua General Câmara em trecho onde circula ao lado do bonde turístico, desde 2000.

Fazendo uma pesquisa no Google colocando apenas um trecho da frase em vermelho, sem aspas veja no Google (clique no link abaixo):
http://www.google.com.br/search?num=100&hl=pt-BR&newwindow=1&q=em+trecho+onde+circula+ao+lado&btnG=Pesquisar&meta=
O resultado é de mais de 350.000 resultados, pois o Google vai procurar textos onde aparecem as palavras, não necessariamente naquela ordem e nem todas juntas. A página que eu procurava ficou perdida entre as milhares encontradas.

Agora a mesma frase entre aspas: "em trecho onde circula ao lado" (clique no link abaixo)

http://www.google.com.br/search?num=100&hl=pt-BR&newwindow=1&q=%22em+trecho+onde+circula+ao+lado%22&btnG=Pesquisar&meta=

O resultado é exatamente a página onde eu escrevi a frase, e mais: com esta postagem que escrevo no momento, agora aparece nas pesquisas também esta página que você está lendo no momento. Portanto cuidado ao colocar "segredos" ou "assuntos confidenciais" em sites "escondidos", pois o Google acha.

ERROS DE DIGITAÇÃO

Um erro muito comum em sites é escrever EM CONTRUÇÃO ao invés de EM CONSTRUÇÃO.
Veja o resultado (clique no link abaixo):
http://www.google.com.br/search?q=%22em+contru%C3%A7%C3%A3o%22&meta=

Quase 50.000 páginas com o erro de digitação...

PESQUISE SEU NOME

Por isso, "entre aspas" o resultado é bastante específico. Interessante até mesmo para você procurar seu nome, coloque-o entre aspas e veja os resultados. Faça variações, ora colocando o nome completo, ou parte dele. Curioso é encontrar o próprio nome em sites onde você nem imaginaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.