terça-feira, 15 de julho de 2008

Performances no Maria Quitéria

Restaurante Maria Quitéria - Santos - SP - Foto de Emilio Pechini - 14/07/2008Um lugar que não imaginava que existisse em Santos, uma pizzaria e restaurante temático! O restaurante Maria Quitéria, na rua Osvaldo Cruz, no Boqueirão, nos trouxe uma bela surpresa para uma segunda-feira, para comemorarmos o aniversário da Rebecca, que veio de Araçoiaba da Serra passar as férias de julho na cidade. O lugar que é em um casarão antigo, amplo, foi transformado em um verdadeiro acontecimento. Lá foi a casa do poeta e escritor santista Vicente de Carvalho, e hoje abriga o restaurante com amplo cardápio de massas, pizzas, carnes, em um inusitado ambiente decorado com peças antigas. E, além das pizzas com sabores comuns e fora do comum (eu experimentei a de alcachofra com alcaparras), há em um dos ambientes uma série de artigos para se experimentar, tirar fotos à vontade, com chapéus, plumas, óculos "retrô", enfim para qualquer pessoa tímida logo se entregar aos "flashes". As crianças também tiveram a atenção do restaurante, que providenciou brinquedos lúdicos.
Liz Angélica em Foto de Emilio Pechini - 14/07/2008 O restaurante, que fica perto da praia do Boqueirão, em Santos, está instalado num casarão muito bonito e bastante original também, cuja fachada e ambientes foram cuidadosamente mantidos tais como o mesmo aspecto de há um século atrás. Vicente de Carvalho, (V. Augusto de C.), advogado, jornalista, político, magistrado, poeta e contista, nasceu em Santos, em 5 de Abril de 1866, e faleceu em São Paulo, em 22 de Abril de 1924. Leia mais sobre Vicente de Carvalho aqui.
Logo na chegada fomos muito bem acolhidos pela Liz Angélica, nossa amiga de longa data e que nos recepcionou excelentemente, nos mostrando cada ambiente, a restauração de mobiliário antigo, e a própria história do casarão. Aos poucos, enquanto escolhíamos e esperávamos as pizzas, a Liz (que aparece na foto, vestindo vermelho) nos mostrou também as peças antigas, nos dois pavimentos do local, hábito criado pela maioria dos freqüentadores do lugar, que se sentem levados a uma atmosfera nostálgica, que mistura o passado longínquo do século XIX com os anos dourados do século XX e os dias de hoje também.

Foto de Emilio Pechini - 14/07/2008Antes, durante e depois de comermos uma bela variedade de sabores de pizzas, fomos ao espaço de performances, onde há dezenas de perucas, roupas, e tiramos várias fotos como vemos nessas imagens.
Sim, claro que foram horas de muita diversão e também, claro, as pizzas, também fizeram parte de toda a festa, aliás é impressionante a variedade de sabores. E sempre voltávamos ao "ambiente de performances".
Junta-mo-nos aos demais freqüentadores que "vestiram" literalmente a "fantasia". Valeu a pena, com certeza.

Foto de Emilio Pechini - 14/07/2008As mulheres ficaram encantadas com o "chapéu de Paquita", e os homens, com os óculos e chapéu de "capitão", passando por vários tipos de chapéus, desde o "Côco" ao chapéu "Panamá", chapéu de cangaceiro e até o de garimpeiro, além de perucas black-power, óculos retrô, turbante de "sheik", enfim, dava para criar várias situações muito bem humoradas, aproveitando-se também dos lustres antigos e da era moderna, os quadros, relíquias, garrafas, desenhos, pinturas, enfim, tanta coisa para tão pouco tempo para apreciar cada uma das peças ali à mostra para quem quisesse descobrir algo antigo e que acaba sendo "novo". As mesas do restaurante, amplas e confortáveis também. Achava divertido e me assustava às vezes com os "manequins" que pareciam gente de verdade, devido à iluminação do lugar. E até brinquei que aquele "pessoal" até ajudava a servir em dia de muito movimento...

Veja as montagens com fotos do local e das performances nossas e das pessoas que estavam no restaurante:
>Montagem sobre fotos de Emilio Pechini - 14/07/2008


Montagem sobre fotos de Emilio Pechini - 14/07/2008

Montagem sobre fotos de Emilio Pechini - 14/07/2008

Montagem sobre fotos de Emilio Pechini - 14/07/2008

Montagem sobre fotos de Emilio Pechini - 14/07/2008

Montagem sobre fotos de Emilio Pechini - 14/07/2008

Aqui a localização do Maria Quitéria, e olha que esta postagem do blog não é propaganda, é empolgação mesmo! (o restaurante é onde aparece a foto do luminoso - pode-se no aplicativo abaixo mover o cursor ou a imagem - clique e arraste)

2 comentários:

  1. Emílio,
    Primeiramente, parabéns pela família!
    Em segundo, adorei o seu texto! Você escreve muitíssimo bem! Senti-me participando da festa!
    O ambiente parece ser realmente maravilhoso! Aqui em SP também temos lugares muito bacanas assim, a maioria na Vila Mariana.
    Recentemente estive no Rio de Janeiro, nas minhas férias-relâmpago e fui ao Rio scenarium, uma balada na Lapa bem tradicional, com um ambiente super diversificado e com uma decoração interessante. Lembrei de lá ao ver as fotos!
    Que Deus conserve a sua família e que vocês possam curtir cada vez mais esses momentos deliciosos!
    Bjos e abraços a todos!
    Paula
    :)

    ResponderExcluir
  2. Paula, fico feliz que essas imagens tenham levado a você relembrar bons momentos.
    Realmente imagino que em São Paulo haja muitos lugares assim, sempre li a respeito mas nunca tinha participado!!!!
    beijos e o obrigado!!

    ResponderExcluir

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.