quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Colocando Legendas no Youtube

O Youtube é um site de acesso mundial, então que tal acrescentar legendas em outras línguas? São as chamadas 'closed captions' ou 'legenda oculta', mais um recurso que o Youtube já oferece.

Para isso é necessário, antes de mais nada, ter um programa que faça a geração das legendas. Por exemplo, um programa que funciona muito bem é o Subtitle Workshop, da Urusoft, empresa uruguaia de desenvolvimento de softwares. O software, gratuito, pode ser baixado no site da empresa: http://www.urusoft.net/home.php?lang=1 . Entre no site, procure a seção "downloads" e procure pelo programa Subtitle Workshop, de cerca de 1,45 Mb.

Baixe o arquivo e faça a instalação normalmente no seu micro.


Pode-se escolher o idioma do programa na opção "Preferences", e há o Português do Brasil. Este idioma do programa não tem nada a ver com o idioma das legendas.
Na opção Video você vai abrir o video a ser legendado. Importante: o video não será alterado, o programa abre o arquivo apenas para referência, para que você possa introduzir as legendas e, ao mesmo tempo, ver as cenas e o resultado como ficará quando for enviado para o Youtube (ou qualquer outro site de videos).

Daí é ir "assistindo o video" e inserindo as legendas, de acordo com o tempo. Não é algo fácil, mas também não é impossível, e vale a pena "perder" alguns minutos aprendendo como funciona o programa.

Uma vez terminado de legendar todo o filme, é hora de salvar o arquivo texto, escolha um nome para ele e o formato que eu usei e funciona com o Youtube é o Subrip, cuja extensão será .srt

Então vá até o site do Youtube, faça o login, e localize o video onde serão inseridas as legendas, e então, procure pela opção "Legendas".



Daí você vai fazer um 'upload' daquele arquivo .srt que você criou com o Subtitle Workshop, para o Youtube. Informe a língua em que está a legenda, e pronto.

Você poderá criar várias legendas em diversas línguas, ou comentários do diretor, etc, pois o Youtube aceita vários arquivos para trabalharem simultaneamente.

Após alguns minutos, no painel do video no Youtube haverá a opção CC ou Legendas, onde poderá acionar ou não as Closed Captions, e aí o seu video ficará 'internacionalizado', caso você crie legendas em outra língua que não a sua.

4 comentários:

  1. po cara. Me quebrou um galhão! hehehe
    to baixando aqui! vlw

    ResponderExcluir
  2. Olá, tenho 29 anos e moro no Grajaú; eu tenho certeza que, infelizmente, 7 anos se passaram e os trólebus em geral, que operavam os bairros das zonas norte, sul e oeste, estão cada vez mais parados e até podres nas garagens das empresas. Até hoje a maioria dos trólebus só circulam os bairros das zonas central e leste e nos outros bairros em geral só circulam os ônibus movidos ao óleo diesel normal e poluente; a grande parte da população está morrendo vítima de problemas respiratórios e os pulmões estão cheios de fumaça do óleo diesel. Por isso nós preferimos encher os nossos olhos de fios aéreos que se instalam nos postes aéreos do que encher os nossos pulmões de fumaça do óleo diesel que causa as graves doenças nos nossos pulmões, porém, os políticos, os governadores e os prefeitos não estão nem aí com essa providência que está sendo tomada por todas as pessoas devido as questões, as discussões e até as burocracias polêmicas e por isso até hoje esses projetos dos trólebus que circularão os 96 os bairros distritais e periféricos da cidade de São Paulo não saíram do papel. Nós estamos todos indignados com essa situação e queremos que os trólebus voltem a circular os bairros das zonas norte, sul e oeste e, além dos bairros das zonas central e leste, coloquem e implantem os trólebus nas linhas das empresas de ônibus 1 (verde claro), 2 (azul escuro), 3 (amarelo claro), 4 (vermelho claro), 5 (verde escuro) , 6 (azul claro), 7 (vermelho escuro), 8 (laranja) e 9 (cinza) em 96 bairros distritais e periféricos da cidade de São Paulo e também em todos os terminais de ônibus. Vamos todos cobrar dos políticos, dos governadores e dos prefeitos. Se a providência não for tomada com a urgência e nem sair do papel, todos nós ficaremos cada vez mais tristes com essa situação; mas, se ela for tomada com a urgência e sair do papel, aí sim que todos nós ficaremos alegres e gratos.

    ResponderExcluir
  3. matheus:vlw mt msm brigado pela ajuda

    ResponderExcluir

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.