sábado, 31 de outubro de 2009

Motor de trólebus pega fogo em Santos

A TRIBUNA DE SANTOS - print de imagem divulgada na internet, em 30/10/2009
A imagem acima, publicada em A Tribuna on line é de uma tristeza imensa a todos os trolebusófilos: o incêndio na parte traseira de um trólebus da linha 20 de Santos, em plena avenida Ana Costa.
Segundo informações não confirmadas, o trólebus seria o de prefixo 5306 que recentemente teve uma atualização em seu equipamento.
Vamos torcer para que este trólebus seja recuperado e volte a circular.

FROTA PEQUENA

Apesar do enorme volume de carros e ônibus na cidade de Santos, a frota de trólebus em operação é de apenas 6 veículos. Ou seja, com o que aconteceu ao trólebus, será um à menos, portanto restam apenas 5 trólebus, que circulam na linha 20, a única eletrificada atualmente. Santos já contou com uma frota de 50 trólebus, e o sistema foi inaugurado em 1963, com diversas linhas que cobriam quase toda a cidade. Durante cerca de 8 anos, Santos chegou a contar com trólebus, bondes e ônibus ao mesmo tempo (de 1963 a 1971).
A expansão do sistema de trólebus na cidade foi interrompida em 1968 quando a partir dali não foi criada mais nenhuma nova linha.
Já no final dos anos 1970, quando no Brasil diversos sistemas de trólebus foram implantados, 25 trólebus foram reformados e diversos trólebus novos foram adquiridos.

Nos anos 1990 novamente os trólebus tiveram suas frotas reduzidas e muitos sistemas foram fechados em diversas cidades do Brasil.

No Brasil, atualmente há trólebus apenas na Grande São Paulo e em Santos.

Os trólebus - ônibus movidos à eletricidade - são veículos de emissão zero de poluentes, tem uma durabilidade muito maior que os ônibus comuns e tem o conforto de um veículo movido à motor elétrico, silencioso e limpo, como o Metrô, por exemplo.

EXPANSÃO E LINHA TURÍSTICA

A solução para diminuir a poluição nas cidades é a ampliação da frota de trólebus e aumento do número de linhas. Em Santos poderia haver uma expansão no sistema, com ampliação da linha 20 que liga o centro ao Gonzaga. Há planos para se criar também uma linha turística, a qual se integrará com a atual linha turística de bondes, uma das grandes atrações turísticas da cidade, cujo trajeto está sendo ampliado.

2 comentários:

  1. Tambem sou totalmente a favor dos trólebus ! não ha porque ser contra ! so tem vantagens !! por que sera que nao se investe mais neles ?? Sera que a industria do disel e automobilistica tem algo com isso ?? rs

    ATT.

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  2. eu sou a favor da volta dos trólebus em Santos,e não só a favor como tb sou a favor da retomada das redes aéreas serem recuperadas logo para uma possibilidade de uma linha turística com a da coletiva de Santos!!!

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