sexta-feira, 23 de abril de 2010

índio-Símbolo da Tupi reaparece, direto dos estúdios do Sumaré

Carta de Ajustes da TV Tupi utilizada a partir de 1951
A MTV Brasil ocupa os estúdios do Sumaré em São Paulo, onde foi a sede da TV Tupi de São Paulo, a primeira emissora de televisão do Brasil. O endereço das duas emissoras é o mesmo, ou seja, Av. Alfonso Bovero, 52, Sumaré, São Paulo, só que, claro, ocupado por elas em épocas diferentes...

Carta de ajustes original em 1950
Pesquisando, o primeiro símbolo da TV Tupi em 1950 era um índio. Na verdade, dois índios apareciam na tela: um índio americano, que estava impresso no cartão para ajuste de telas, focalizado pelas câmeras que era uma imagem impressa vinda dos Estados Unidos com os equipamentos. E o outro índio, efetivamente o símbolo da emissora - que era o mesmo utillizado pelas rádios Tupi e Difusora desde 1937.  A imagem daquele índio  aparecia entre os programas e troca de cenários e por vezes ficava muito tempo no ar, até horas, segundo o site Temaseiros: era um índio sério e adulto. Como aquele índio acabou virando sinômino de atrasos e algo "chato", o símbolo do índio austero foi trocado por um simpático índio tupiniquim, o qual ficou durante anos como símbolo da emissora, sendo trocado apenas em 1972 com o advento da televisão em cores no Brasil. O índiozinho também era conhecido por Curumin. Também as rádios deixaram de lado aquele índio adulto, devido ao sucesso do novo símbolo do menino índio, e que foi adotado pelas rádios como seu símbolo.
Símbolo da Tupi em 1951

TV TUPI CANAL 3

Quando entrou no ar, em 18 de setembro de 1950, a TV Tupi  de São Paulo iniciou suas transmissões ocupando o canal 3. Dez anos depois, o grupo Diários Associados, proprietário da emissora lançou um segundo canal em São Paulo: a TV Cultura, canal 2. Como tecnicamente os canais 2 e 3 são adjacentes, ou seja, tem frequências vizinhas e próximas, o sinal do Canal 3 interferia no Canal 2 e vice-versa. Com isso, em 1º de agosto de 1960 a TV Tupi mudou-se para o canal 4. Alguns anos depois da inauguração a TV Cultura foi vendida para o governo do estado de São Paulo e ressurgiu, no mesmo canal 2, e como televisão educativa, em 1969.


ESTÚDIOS DO SUMARÉ

Os primeiros estúdios da TV Tupi ficavam na rua 7 de Abril, 230, no centro de São Paulo, na sede dos Diários Associados. Posteriormente foram construídos  novos estúdios em um terreno no Sumaré em São Paulo, na quadra formada pela rua Piracicaba, Av. Professor Alfonso Bovero, Travessa Xangô e Rua Catalão, onde havia o chamado Palácio do Rádio, onde estavam instaladas a PRG-2 Rádio Tupi e a PRF-3 Rádio Difusora, que em 1959, foi demolido para dar lugar ao Telecentro, ou CDT (Centro de Televisão do Sumaré), inaugurado em setembro de 1960 para onde foi transferida a emissora No alto do edifício do telecentro foi instalada a torre de transmissão, marcando a mudança para o canal 4. No final dos anos 1970, no terreno junto à Tupi foi iniciada a construção da nova torre da Tupi. Porém, a Tupi fechou em 1980 e o SBT, sucessor do Canal 4 de São Paulo, terminou a construção da Torre - e a utiliza até hoje.

Naquele mesmo local o Grupo Abril, que havia ganho a concessão do canal 32 UHF de São Paulo, adquiriu o grande prédio da Tupi e ali instalou a MTV Brasil, inaugurada em 20 de Outubro de 1990.

2010: INDIOZINHO REAPARECE, DIRETO DOS ESTÚDIOS DO... SUMARÉ!

Snapshots do programa FuroMTV com os logos da Tupi nas telas: nos estúdios do Sumaré, de volta para os anos 1950


Semana passada aconteceu uma "homenagem" - talvez incidental - à TV Tupi, pela MTV Brasil. No programa humorístico Furo MTV, um telejornal irreverente apresentado pela humorista Dani Calabresa e o ator Bento Ribeiro, em uma inusitada volta ao passado nos moldes de "De Volta para o Futuro" com direito ao "Doc" e tudo mais, ressurgiu nas telas dos estúdios ninguém menos que o indiozinho tupiniquim da Tupi! No programa, os apresentadores foram para o passado e apresentaram as notícias dos anos 1950, talvez como se estivessem na TV Tupi, já que a imagem na inimaginável tela de LCD do estúdio estampava o indiozinho.
à esquerda a imagem usual do programa com o símbolo da MTV, e à direita a volta ao passado com o indiozinho da Tupi

A imagem propositalmente foi transmitida em preto e branco e com o efeito de "ruído". O antigo símbolo da Tupi substitituiu por alguns instantes, o símbolo da MTV nos monitores laterais e o logo do programa.

Dani Calabresa e o símbolo da Tupi
O público alvo da emissora é formado por jovens, a maioria que nem mesmo assistiu a extinta Tupi, talvez nem mesmo tenha entendido o que fazia aquele índiozinho simpático no lugar do logo da MTV. E muitos nem tão jovens nem mesmo viram o indiozinho da Tupi no ar, e sim, por fotos e imagens antigas.

O curioso é que por alguns instantes o indiozinho ressurgiu, exatamente transmitido do mesmo local - os estúdios do Sumaré - só que em outra emissora, e algumas décadas depois. Homenagem ou simples uso da imagem, mas valeu ver o índio da Tupi de novo na tela de TV.


Fontes pesquisadas: 
Site da MTV - FuroMTV

4 comentários:

  1. Acredito mais em uma homenagem. Uso da imagem em que sentido ?

    ResponderExcluir
  2. Uso da imagem para simular que estávamos assistindo a uma televisão antiga, sem se dar conta que na verdade a MTV está no mesmo local onde era essa tal tv antiga.
    Talvez coubesse no finalzinho do programa um comentário do tipo "e este indiozinho é o da TV Tupi que ficava exatamente aqui de onde falamos...".

    Mas, para quem lembrou da Tupi, sem dúvida foi uma homenagem.

    ResponderExcluir
  3. Poxa, a Tupi amava mesmo esse Curumin...Assim como a Excelsior com o casal de Crianças......

    ResponderExcluir

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.