segunda-feira, 25 de outubro de 2010

25 de Outubro: Dia do Boqueirão, em Santos

25 de Outubro comemora-se o dia do bairro do Boqueirão, em Santos - para não confundir, já que há o Boqueirão da Praia Grande, e também em outras cidades.


A praia do Boqueirão em 1950 (Fonte: Novo Milenio)
Em Santos, o nome surgiu antes mesmo do bairro ser povoado: havia um caminho que saía da vila de Santos, no atual centro da cidade, que levava até a Barra, como era chamada a praia na época. Era o depois chamado Caminho Velho da Barra (hoje, rua Brás Cubas, seguido pela Luiz de Camões e rua Oswaldo Cruz, aproximadamente). Ao chegar próximo ao mar, o caminho se abria, como um "boqueirão".

O Boqueirão teve marcos históricos importantes na história de Santos: a primeira linha de bondes (puxado a burros), inaugurada em 1871 justamente ligava a "Cidade" ao Boqueirão, pela avenida Conselheiro Nébias. No final da linha de bondes, na atual esquina da avenida com a rua Oswaldo Cruz, foi criado um centro recreativo chamado Miramar. Dentro do Miramar também surgiu a primeira emissora de rádio de Santos, a Rádio Clube. Em frente ao Miramar, surgiu o Parque Indígena de Júlio Conceição, que depois de fechado, seu acervo foi levado ao José Menino dando origem ao atual Orquidário Municipal.

O Supermercado Eldorado foi inaugurado em 1972
Com a chegada da primeira linha de bonde, o Boqueirão foi sendo povoado e surgindo também ruas e avenidas, e casas comerciais. Com o crescimento imobiliário na região da Orla, possibilitada à partir do começo do século XX com a construção dos canais, a praia virou uma região atrativa com a procura dos turistas pelo banho de mar. Assim, o bairro expandiu-se populacional e comercialmente. Nos anos 1970 o bairro já contava com filiais dos principais bancos e farmácias, e até o Supermercado Eldorado escolheu o bairro para instalar a loja de Santos (hoje Carrefour), em 1972.

Atualmente o bairro do Boqueirão, além de ser uma dos mais povoados de Santos, também tem uma intensa atividade comercial, com agências bancárias, farmácias das conhecidas redes nacionais e regionais, centenas de lojas, centros comerciais como o Super Centro Comercial do Boqueirão e o Centro de Compras Miramar, além do hipermercado Carrefour.
Academias de Ginástica e também ginástica ao ar livre na praia é um ponto forte do Boqueirão. Além disso, há em andamento grandes empreendimentos imobiliários de alto padrão, tanto residenciais, como também empresariais.

Na área da medicina, o bairro conta com hospitais e centros clínicos de diversas especialidades, como o Hospital Guilherme Álvaro, a Casa de Saúde de Santos e o Hospital Frei Galvão, e os diversos edifícios com centros médicos.

Diversas instituições de ensino são encontrados no bairro, como o Colégio Stella Maris, o Colégio Objetivo, COC Universitário e a Faculdade de Medicina da Fundação Lusíada, além do tradicional Cólégio Canará e o campus da Universidade Santa Cecília, incluindo a sede da Santa Cecília TV e Santa Cecília FM. E também as escolas de línguas, como Cultura Inglesa, C.C.A.A., Wizard e CNA.

Na área do lazer, há os tradicionais Tênis Clube de Santos e o Clube XV. Também os bares e restaurantes, como o tradicional Surf Dog, Trajano Bar, Heinz, Moby Dick e o Torto.

Enfim, o Boqueirão é um dos mais completos de Santos.

Nos jardins da praia do Boqueirão há aos sábados a tradicional Feira de Artesanato, a Feir'Art. E o Posto de Salvamento 4 compreende também a Gibiteca Municipal. Há também a Pinacoteca Benedicto Calixto, um casarão que resistiu ao crescimento imobiliário à beira mar.

Parabéns ao Boqueirão!

A seguir algumas fotos minhas, no bairro do Boqueirão que também podem ser vistas no Google Maps, Google Earth e Panoramio.com:

Os jardins da praia de Santos, com a ciclovia





Os antigos abrigos de bonde no Boqueirão transformaram-se em posto de informações turísticas



A praia é um atrativo para caminhadas e um grande evento social em qualquer estação do ano



O Bazar 5 de Outubro é um dos mais tradicionais da bairro: fundado em 1918



Edifícios fazem parte da paisagem do populoso bairro santista




O Canal 4 separa o Boqueirão do Embaré


Veja no mapa o bairro do Boqueirão, e clique nas fotos para ampliar


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.