terça-feira, 5 de outubro de 2010

Cidades da Baixada Santista já estão no Street View do Google

Avenida Bartolomeu de Gusmão: reprodução de imagem Street View

Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande e Mongaguá já podem ser vistas através do Street View - ou em português "Vista da Rua" - do Google Maps.

Google Car
Ao navegar nos mapas do Google, ruas e avenidas podem ser vistas como se estivesse naquele local, através de fotos que foram tiradas por um veículo especial do Google que tem circulado por todo o mundo.

Com isso, é possível "dar uma olhada ao redor" de pontos de diversas ruas e avenidas das cidades.

"Google Cars" estão circulando com equipamentos fotográficos instalados em cima dos veículos, tirando fotos em todos os ângulos, inclusive para o alto.

Em alguns casos, o Google recebe permissão do proprietário de atrações particulares para incluir suas imagens no Street View. Por exemplo, você pode ver imagens coletadas pelo Google em um passeio pela Disneylândia Paris.

A coleta de imagens para uma cidade pode levar vários meses, e mais ainda se se tratar de um país. O tempo necessário para cobrir uma área depende de vários fatores, como por exemplo, o tempo, a geografia e a população. Pela política de privacidade do Google, qualquer usuário pode solicitar que imagens dele mesmo, seu carro, sua família ou sua casa sejam removidas do Street View uma vez que o produto tenha sido lançado para aquela área.

Pegman
O Pegman é o seu guia no Street View. Pegue-o e arraste-o para uma rua para entrar nas imagens do Street View. Quando não está em uso, o Pegman se senta sobre a sua barra de ferramentas de zoom, à esquerda da janela do Google Maps. Se ele está ativado em amarelo, isso significa que há imagens do Street View disponíveis dentro da sua atual visualização do mapa.

Seu nome vem de seu formato, que lembra um prendedor de roupas (em inglês, clothes peg).

Para acessar, estando na página do Google Maps observe se o homenzinho está laranja no cursor que aumenta e diminui a altitude, o zoom.

Com o mouse, arraste o homenzinho, ou melhor, o Pegman para dentro do mapa.


Vão aparecer contornos em azul indicando que o Google Car passou por ali e fotografou, ou seja o street view está disponível para aquela área, e exatamente onde é possível ver as ruas.

Reprodução do Google Maps: linhas e áreas azuis estão no Street View

Além das linhas, aparecerão também centenas (milhares?) de pontos azuis também: estes pontos indicam fotos que também mostram as ruas, não aquelas do Street View, e sim aquelas enviadas pelos usuários do Panoramio.com, que já estão disponíveis no Google Maps e Google Earth há alguns anos. Aliás, em 2008 eu fiz uma postagem sobre as fotos no site Panoramio, que possibilitam aparecer nos mapas do Google:
http://pechini.blogspot.com/2008/05/panoramio-voc-j-incluiu-suas-fotos-da.html

Reprodução do Google Maps: pontos azuis são fotos dos locais. .
Então, movendo o cursor do mouse, o Pegman vai "voar" sobre uma área, demarcada com um círculo, e ali será a área mostrada no sistema do Street View, na própria tela do Mapa.

Então, surgirá uma foto no lugar do mapa: basta mover o mouse que a imagem também mudará, para cima, para os lados, enfim, a sensação de ver todo o ambiente daquele conjunto de imagens obtidas pelas lentes do Google Car quando ele esteve por ali.

Reprodução de imagem de rua: Túnel em Santos


O Google Maps está também recebendo sugestões para novos locais, visite o site do Google Street View e faça as suas sugestões.

Explore o Street View!


BAIXADA SANTISTA

O Google Car percorreu parcialmente a cidade de Santos. Basicamente foram abrangidos a região do Canal 1, a Zona Noroeste e as avenidas da Praia e parte do Centro.

Já em Guarujá, São Vicente, Mongaguá e Praia Grande grande parte do território foi fotografado. O distrito de Vicente de Carvalho não foi fotografado, até a presente postagem (05/10/2010).

Também as estradas da Baixada Santista podem ser vistas.

NO BRASIL

Centenas de cidades estão sendo fotogradas no Brasil, como São Paulo, Rio e Belo Horizonte e suas regiões metropolitanas.

Siga no Twitter o Google Brasil, com mais informações sobre o Street View:

@googlebrasil


E experimente nos mapas:

maps.google.com
..

Um comentário:

  1. E quando vão colocar toidas as ruas de Santos no Street View ?

    ResponderExcluir

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.