quinta-feira, 13 de março de 2008

Chamando os Ocupantes da Nave Interplanetária

Capa do compacto duploA primeira vez que ouvi essa música, fiquei espantado, afinal o grupo Carpenters, tão conhecido por músicas doces e bem gostosas de ouvir, de repente surge com algo a ver com extra-terrestres, ovni's, e me interessei em conhecer melhor essa história.

O video clipe e a música tem o seguinte roteiro: um DJ de uma rádio all-hits atende ao telefone um inusitado ouvinte: um extra-terrestre! E o ET diz "nós estamos observando a sua Terra" e o DJ não compreende, acha que é o nome de uma música, e ele fala que não tem essa música em sua playlist e o ET repete a frase e acrescenta "e gostaríamos de estabelecer um contato com vocês".
Daí a voz doce de Karen Carpenter segue na música que fala de um "Dia Mundial do Contato", e pede que se envie mensagens telepáticas, e na música, dá as instruções: "feche seus olhos, concentre-se e juntos vamos enviar uma mensagem telepática que seria "chamando ocupantes da nave interplanetária".
O video da música encontrado no Youtube continha a versão original do video que usava uma versão editada, menor, então eu resolvi acrescentar ao clipe a versão integral da música, com cerca de 7 minutos. Claro que ficariam espaços "em branco", daí acrescentei algumas cenas de alguns dos meus filmes preferidos e que têm a ver com extra-terrestres: O Dia em que a Terra Parou, ET - O Extra-terrestre, Superman - o Filme, Contato e Guerra dos Mundos. Fica como uma humilde homenagem ao grupo, pois no dia 8 de fevereiro completou-se 25 anos da morte de Karen Carpenter de problemas cardíacos decorrentes de uma anorexia nervosa. Ela e o irmão, Richard, trilharam uma carreira de sucesso especialmente nos anos 1970 enquanto fervilhava o barulhento e agitado Rock and Roll, os Capenters vinham com uma música doce e suave e foram grandes campeões de vendagem de discos no mundo inteiro. Sucessos como "We've only just began", "Only Yesterday", "Please, Mr. Postman" entre tantos sucessos embalaram e embalam gerações até hoje, em todo o Mundo.
Voltando à música, o nome é "Calling Occupants of Interplanetary Craft" (chamando os ocupantes da nave interplanetária), e tem um subtítulo "The Recognised Anthem of World Contact Day", (o reconhecido ou consagrado hino do Dia Mundial do Contat". Um dos compositores, John Woloschuk, membro da banda Klaatu que primeiramente lançou a música disse como surgiu a música: a idéia para essa faixa foi sugerida por um evento real que foi descrito no livro "The Flying Saucer Reader" (o leitor do Disco Voador), escrito por Jay David, publicado em 1967. Em março de 1953 uma organização conhecida por "Buereau Internacional Disco Voador" enviou um boletim a seus membros pedido a eles que participassem do experimento denominado "Dia do Contato Mundial", onde em uma determinada data e hora eles tentariam coletivamente enviar uma mensagem telepática para visitantes do Espaço sideral. A mensagem começava com a frase "Chamando ocupantes da nave interplanerária"
O original "Dia Mundial do Contato" era 15 de Março de 1953, ou seja, no próximo sábado completará 55 anos!

A música tinha esse subtítulo "The Recognised Anthem of World Contact Day", presumidamente na esperança de que ela seria adotada como o hino que eventualmente fosse denominado o "Dial Mundial do Contato" no futuro.

A versão da música interpretada pelos Carpenters foi a mais conhecida e tornou-se um grande sucesso, que levou a a dupla a receber inúmeras cartas de pessoas perguntando quando seria o Dial Mundial do Contato.

Sobre o nome Klaatu da banda que lançou a música, veio do nome do alienígena que aterrissa sobre Washington, nos EUA, junto com seu robô Gork no filme "O Dia em que a Terra Parou" (The Day the Earth Still Stood) de 1951. Aliás ficou célebre e enigmática a frase que o personagem Klaatu dirige a seu robô "Klaatu barada nikto!", uma espécie palavra de ordem, para deter algum ataque do robô.

KLAATU BARADA NIKTO

Uma frase para não se esquecer, e quem sabe, um dia usar em caso de perigo...
Aliás essa frase teve diversas citações e referências em filmes, séries e músicas, entre elas:
- No filme "Contatos Imediatos do Terceiro Grau" há um banner com essa frase na cena dos cientistas tentando contactar os aliens.
- Na série Arquivo-X o agente Mulder teve essa frase pichada na parede de seu escritório.
- No filme Willow, o protagonista (de nome Willow) usa a frase para tentar uma mágica de transmutação - e acidentalmente se teletransporta para o alto de uma árvore.
- No filme Guerra nas Estrelas - Episódio VI: O Retorno de Jedi, Nikto aparece no Sail Barge, and dois dos guardas de Jabba são nomeados com essa referência, um é Klaatu, um alien da espécie Nikto, e Barada, um alien da espécie Klatooiniana.


Aqui está o clipe com legendas em português (atualizado em 15/03/2008)

3 comentários:

  1. Emilio, procurando a tradução de "Calling Occupants..." para uma amiga, acabei dando a grande sorte de encontrar essa montagem maravilhosa em video!Parabéns e muito obrigado!
    Gustavo

    gusmachado@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Grato pelo comentário, Gustavo. Realmente há tempos eu gostaria de ver a tradução da música e fiz essa montagem.
    Note no texto acima como essa música tem também uma grande e história.
    Obrigado!
    Emilio

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente o vídeo teve que ser removido do Youtube, por solicitação da gravadora, devido a direitos autoriais.

    ResponderExcluir

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.