terça-feira, 11 de março de 2008

Caio Amélia e Amelinha

Ônibus modelo Caio Amélia estacionado na rua Vergueiro Steidel, em foto de Emilio PechiniO título acima talvez muitos não entendam, mas os busólogs imediatamente lembram de um modelo de ônibus muito popular das cidades brasileiras.
A caminho do trabalho, à pé, me deparei com um Caio Amélia, e no espaço do letreiro estava Amelinha. Pensei que era uma homenagem ao próprio veículo, mas coincidência do nome ou não, o Amelinha do letreiro refere-se a um projeto da Prefeitura de Santos que visa ensinar as donas de casa a serem "Amélias", sim, aquela famosa Amélia da música:

"Ai Que Saudades Da Amélia"
Composição: Ataulpho Alves - Mário Lago

Nunca vi fazer tanta exigência
Nem fazer o que você me faz
Você não sabe o que é consciência
Nem vê que eu sou um pobre rapaz
Você só pensa em luxo e riqueza
Tudo que você vê você quer
Ai, meu Deus, que saudade da Amélia
Aquilo sim é que era mulher

Às vezes passava fome ao meu lado
E achava bonito não ter o que comer
E quando me via contrariado
Dizia: Meu filho, que se há de fazer

Amélia não tinha a menor vaidade
Amélia é que era mulher de verdade
Amélia não tinha a menor vaidade
Amélia é que era mulher de verdade

Às vezes passava fome ao meu lado
E achava bonito não ter o que comer
E quando me via contrariado
Dizia: Meu filho, que se há de fazer

Amélia não tinha a menor vaidade
Amélia é que era mulher de verdade
Amélia não tinha a menor vaidade
Amélia é que era mulher de verdade

O ônibus, que talvez poucos sabem que é um Amélia fabricado pela Caio, onde são dadas aulas de corte e costura, equipado com toda a estrutura necessária, circula de segunda a sexta-feira, cada dia em um bairro: Aparecida, Castelo, São Jorge, Santa Maria e Marapé, no "Projeto Amelinha".

Coincidência talvez, mas na verdade eis a explicação do nome: O projeto teve início em 25 de junho de 1996 e recebeu o nome de Amelinha porque foi idealizado pela Sra. Amélia Machado de Lima. Ela lecionava corte e costura em projetos do Fundo Social de Solidariedade e em conjuntos habitacionais, até seu falecimento em 1994. Neste ano, já foram preenchidas as 180 vagas disponíveis. Mais informações pelo telefone (13)3209-8080, no Departamento de Administração Regional da Zona Noroeste de Santos, segundo consta no site da Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.