quarta-feira, 19 de março de 2008

Os "novos" bondes de Santos

Bondes na garagem do Valongo - foto de Emilio Pechini
Desde Setembro de 2000, Santos conta com um Sistema Turístico e Histórico de Bondes. É uma grande atração turística longe das praias. E falando no assunto bondes, atualmente rodam no centro da cidade três bondes elétricos:
- 1 bonde fechado, tipo camarão, do sistema que funcionou em Santos até 1971
- 1 bonde aberto, também do sistema de Santos
- 1 bonde fechado, português, vindo da cidade do Porto em Portugal.
Além desses bondes há também um bonde "reboque" que não tem motor e é atrelado ao bonde aberto em dias quando há grande afluxo de público. Este reboque tem prefixo "01".
Oficinas da Antiga City - Fábrica de BondesHá mais bondes aguardando a reforma e reconstrução nas Oficinas da antiga City of Santos Improvements Company, antecessora do SMTC e da CSTC e atualmente é uma garagem da prefeitura e também sede da CET - Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos. Aliás são as mesmas oficinas onde os bondes consertados e onde também foram construídos diversos bondes. Os bondes que se encontram na oficina são:
- 2 bondes portugueses, vindos da cidade do Porto, que chegaram juntamento com o atual bonde português em circulação.
- 1 bonde tipo "Centex" ex-Nova York e ex-São Paulo, que ficou como sendo usado como playground na unidade do SESC de Bertioga.
Além desses há ainda a possibilidade da cidade de Santos receber mais bondes do exterior, como dos Estados Unidos e Itália.
Bonde Gilda - ex-São Paulo e ex-Nova York nas oficinas em foto de Emilio PechiniEstes 3 bondes deverão entrar na ampliação da linha histórica de bondes. Além dos dois bondes portugueses, o ex-São Paulo tipo "Centex" também era conhecido como "Gilda", devido a seu padrão luxuoso e na época da chegada à capital paulista fazia muito sucesso o filme de Rita Hayworth. O bonde internamente conserva seu estofamento e várias características que serão reconhecidas pelos paulistanos que vierem a visitar a cidade, quando o Gilda entrar em funcionamento.

Aqui um video mostrando os três bondes na garagem do Valongo e também o atual itinerário dos bondes elétricos no centro histórico de Santos:


ATUALIZAÇÃO DO BLOG:
VEJA MAIS SOBRE OS BONDES DE SANTOS: O BONDE GILDA - CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.