quinta-feira, 17 de julho de 2008

Causos e Acausos - Washington Luiz

Logo Causos e AcausosConheço o Seu Josué, que é um senhor de seus mais de 70 anos de idade e que sempre conta uns "causos", lembrando um pouco o filme "Forest Gump". Ele é de Petrolina (Pernambuco) - ele me explicou que o nome da cidade natal dele não vinha de "petróleo" e sim de "pedras". Mas ele veio bem jovem para Santos, e sempre conta muitos casos sobre a antiga cidade de Santos. Lembrei de tantos outras conversas que às vezes se ouve em filas de banco, ou no supermercado, e pensei em criar um "Causos de Acausos" para registrar essas pequenas historinhas que colorem o imaginário da gente.

Antigo Parque Balneário Hotel - Avenida Ana Costa - Santos - SP - Arquivo históricoVoltando ao "seu" Josué, ele trabalhou no antigo Hotel Parque Balneário que era freqüentado pela "nata" da sociedade santista e paulista também. Disse-me ele que o ex-presidente do Brasil, Washington Luiz, já com idade avançada, vinha à Santos e se hospedava no luxuoso hotel do Gonzaga. Aliás, o hotel, que hoje não existe mais, foi demolido em meados da década de 1970 e hoje no local funciona um shopping e um hotel, ambos denominados de "Parque Balneário". Mais sobre o antigo Parque Balneário - clique aqui para ver muitas histórias sobre o hotel no site Novo Milênio.

Av Washington Luiz - Santos - SP (Canal 3) - foto do Panoramio.com clique aqui para ir ao siteE em Santos, há vários canais que cortam a cidade, e foram numerados 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e há alguns não numerados também. Sendo que o canal 1 completou 100 anos. Cada avenida onde foram construídos os canais de drenagem (para erradicação da febre amarela na cidade) têm nome, claro. E justamente o canal 3 recebeu o nome de Avenida Washington Luiz, (depois Washington Luís).

O seu Josué então, conta que sempre que o ex-presidente vinha a Santos um dos passeios obrigatórios dele era ir à pé da avenida Ana Costa (onde ficava o Hotel) até a avenida do canal 3, pela praia, para ver conferir se seu nome "ainda" estava na placa, e voltava satisfeito para seu quarto.


Abaixo o trajeto feito pelo já idoso ex-presidente do Brasil, Washington Luiz, em meados dos anos 1950, quando ele já tinha mais de 80 anos de idade:


Exibir mapa ampliado

Um comentário:

  1. Emilio,
    trabalho no jornal A Tribuna. Por acaso, você teria como encontrar esse sr. Josué? Acho que seria um personagem bom para uma possível reportagem...
    Abraços,
    Flávia Saad
    flaviasaad@gmail.com

    ResponderExcluir

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.