domingo, 28 de março de 2010

Banca de Antiguidades no Boqueirão em Santos

Com certeza muita gente conhece o Ronaldo, que faz instalações elétricas no Boqueirão em Santos, e ao mesmo tempo, pesquisa e garimpa antiguidades, seja livros, peças ou documentos. Eu mesmo já adquiri com ele exemplares de livros que já tiveram suas edições esgotadas, que são voltados a assuntos da cidade de Santos, trólebus e bondes.

Agora ele adquiriu uma banca de jornais, junto com seu sócio Bruno, onde pretende agrupar num local apropriado as peças antigas, que são procuradas por moradores e especialmente turistas em busca de artigos raros.  

LP's (abreviação dos Long Plays, os discos de vinil) antigos, de Frank Sinatra, Pat Boone, entre tantos outros... Coleções de livros e enciclopédias, dicionários (até encontrei um de uma coleção que tive na minha infância!).
Um LP de Pat Boone
  
 Dicionário da então "nova ortografia"
LP Frank Sinatra "All the way"

Uma edição da "Aquarela" de 1965...
Como todo "sebo" que se preze, os exemplares e artigos tem que estar em bom estado de conservação, claro que com as marcas naturais do tempo. Aqui, por exemplo um exemplar de Aquarela, de 1965. Um almanaque com muitas ilustrações coloridas, informações e cultura popular para a população dos anos 1960.
É bem provável que pela qualidade de imagens e fotos coloridas, devia custar uma fortuna na época.




... bastante ilustrada, e em perfeito estado
Além do exemplar de Aquarela, há muitos outros livros antigos, e também não antigos assim.

Pode-se adquirir O Senhor dos Anéis, Brida, O Diário de um Mago por R$5 entre dezenas de outros títulos.

Há também peças de artesanato também antigas, especialmente aquelas adquiridas por turistas por cidades do Brasil, como o Rio de Janeiro.

Para aqueles que acham que ninguém compraria peças assim, basta ficar alguns momentos na Banca e ver que os olhos clínicos de alguns colecionadores reconhecem uma raridade e logo adquirem.


Uma verdadeira fortuna em cédulas e moedas antigas
Outra área de antiguidades que chama a atenção são as cédulas e moedas antigas. Moedas nacionais e estrangeiras, de muitas épocas. Não faz muito tempo assim, mas convivemos com o Cruzado, Cruzado Novo, Cruzeiro, Cruzeiro Real...
E há também o antigo "Cruzeiro", e o antigo "Cruzeiro Novo".
Algumas cédulas tem o carimbo de revalidação.


Cruzeiro, Cruzeiro Novo, Cruzado...

Interessante que hoje algumas notas antigas e raras acabam tendo um valor maior do que valiam, se fôssemos atualizar seus valores. E as notas estão bem conservadas que parecem estar em circulação até hoje...

 Nostradamus assustava e ainda assusta muita gente
E os livros... como é bom ver que um livro é algo que se pode perpertuar por gerações e gerações. E o fato de se conservar um bom livro e - ao invés de jogá-lo fora, passar adiante, é algo que ao menos mostra que o ser humano - pelo menos boa parte deles - tem respeito por uma obra literária.

Esta semana li em uma revista distribuída em Santos, chamada "Santos, Arte e Cultura", de Cláudio de Cápua (escritor e aviador, autor do livro "Santos Dumont - Domador do Espaço" e de outras obras) sobre a história de uma senhora que era constantemente assaltada na rua. Ela então decidiu entregar um livro para cada assaltante que lhe abordasse. Então, sempre carregava consigo um exemplar na bolsa, a fim de que, ao ser assaltada, o assaltante além dos trocados... levava também um livro!
Brida, Ágatha Christie, O Senhor dos Anéis: à partir de R$ 5,00
A variedade de livros é muito boa, e sua conservação está ótima. A leitura de livros deve ser incentivada: o bom leitor vai escrever bem, além de ter o prazer da leitura. Esse é um ponto positivo que deve ser levado em conta em um sebo ou antiquário, ou mesmo daquelas banquinhas por onde passamos no dia-a-dia, em ruas da cidade, onde estão espalhados raridades, e talvez nem nos damos conta de que ali é um pólo (um mini-pólo, tudo bem...) cultura de difusão da nossa cultura.


PLANOS

Agora Ronaldo e seu sócio Bruno pretendem reformar a Banca recém adquirida, e torná-la um atrativo espaço cultural, além, é claro, também ter a venda de jornais diários - novos - e revistas também.
Ronaldo em frente à Banca
Quem quiser conhecer a Banca São Domingos - o nome refere-se ao Edifício de mesmo nome, na frente da qual a banca está instalada, na rua Dr. Oswaldo Cruz, esquina com a avenida Bartolomeu de Gusmão, em plena praia do Boqueirão em Santos.
Quem quiser entrar em contato com o Ronaldo, o telefone é (13) 9131-1743.

Um comentário:

  1. Realmente está muito bonita e gostaria que as pessoas fossem conhecer, porque vale a pena, está muito interessante ! Parabéns ..

    By: Fátima e Bruna

    ResponderExcluir

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.