segunda-feira, 29 de março de 2010

Fotos de Santos com efeitos e Portinari empinando Pipa

Fazendo experiências com o software gratuito de edição de imagens Photoscape (baixe grátis no Baixaki) algumas fotos de paisagens da cidade de Santos com efeitos "contra a luz" e "avivar", comandos de editor de imagens do Photoscape.

Vale a pena baixar este software que também faz combinações de imagens (juntar várias imagens e criar uma imagem mosaico), capturar qualquer tela, fazer gif animados, página com fotos entre tantas.

E o melhor é que o Photoscape não tem limitações, a versão gratuita é totalmente plena de funções. Alguns efeitos, com nuvens no céu nublado dão um efeito "mistério" por exemplo.
Na Ponta da Praia à toda hora pode-se fotografar os navios saindo e entrando no canal do Porto de Santos, de tão próximos da avenida, alguns de enorme porte parecem verdadeiros edifícios "circulando" junto à avenida.

Na Ponta da Praia navios se confundem com carros

Navio carregado de contâineres saindo de Santos

Contrastando com o ponto de ônibus vazio (assim como a avenida também, neste instantâneo), navio saindo do Porto de Santos, já na entrada da Barra, vista da Ponta da Praia. Efeitinho "contra a luz" para fazer as nuvens terem um destaque digamos, intrigante.

Ao fundo, a Fortaleza da Barra Grande

Acima, o muro característico da Ponta da Praia - cujo design acabou sendo levado por toda a cidade de Santos. No outro lado do mar, a Fortaleza da Barra Grande. Em primeiro plano, este mosaico das calçadas  presente em toda a orla de Santos. Claro, a imagem acima sofreu alguns ajustes (até exagerados) de efeitos do Photoscape, inclusive uma espécie de raio de luz diferente, mas lembra um quadro que eu gostaria de um dia (poder) pintar...


EMPINANDO PIPA NO MARAPÉ



Hoje passando pelo Canal 1 (que é como o Santista chama a avenida Senador Pinheiro Machado) observei na Praça Portinari que fica na confluência daquela avenida com a Avenida Moura Ribeiroa - que também tem canal, não numerado popularmente (há que chame de Canal 8 ou Canal Zero...), uma estátua que chama a atenção: um menino empinando uma pipa (pandorga, papagaio...).

Garoto Empinando Pipa, 29/03/2010
Pesquisando, no site Novo Milênio a estátua é a escultura Menino Empinando Pipa, dos artistas Serafim e Daniel Gonzalez, respectivamente, pai e filho. Em fibra de vidro e com 1,80 metro de altura, o nosso menino representa a infância inocente e ingênua de antigamente.

A escultura atual perdeu justamente parte da "pipa", parece até que só sobraram as varetas. No site Novo Milênio, do jornalista Carlos Pimentel Mendes há uma foto de 1998 onde aparece a Pipa ainda inteirinha. Confira!

A obra de um dos santistas mais ilustres de nossos tempos, falecido há poucos anos, Serafim Gonzalez em pleno "Balão do Marapé".

Vale lembrar que aquela praça era chamada de "Balão do Marapé", referindo-se ao retorno que os bondes tinham que fazer por não poderem cruzar a linha férrea que surge adiante, nas primeiras décadas dos "carris de ferro" no canal 1.
Posteriormente, os bondes passaram a cruzar a Estrada de Ferro Sorocabana, mas o "Balão do Marapé" permaneceu como retorno e até ponto final de algumas linhas de bonde, mesmo depois da abertura do cruzamento ferrovia x bonde.

Veja o local do antigo Balão do Marapé:

Exibir mapa ampliado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.