segunda-feira, 8 de março de 2010

A volta do Trólebus 5306

A TRIBUNA DE SANTOS - print de imagem divulgada na internet, em 30/10/2009

No final de Outubro de 2009 os trolebusófilos ficaram chocados com a foto ao lado: o incêndio de um trólebus, em plena avenida Ana Costa em Santos.

A reduzida frota de trólebus santista de apenas 6 veículos havia perdido um de seus exemplares, que inclusive havia sido modernizado havia poucos meses.

Clique aqui para ver a postagem original, de 31/10/2009


5306 DE VOLTA EM PLENA ATIVIDADE

Hoje, pude ver em plena Praça Mauá dois trólebus no ponto final da linha 20, o de prefixo 5307 - um dos trólebus que mais circula em Santos e o 5306! Depois em pleno trajeto rumo à Praça da Independência, acompanhei em meio a um temporal parte do percurso do trólebus recuperado, em trecho da Avenida Senador Feijó.

De perto pude observar o local que foi incendiado, e hoje, recuperado, em perfeito estado.

Seja bem vindo de volta, amigo Mafersa 5306!


A frota atual de trólebus de Santos compreende 6 veículos fabricados pela Mafersa, empresa nacional, e foram adicionados à frota de trólebus da C.S.T.C em 1988, que na época também contava com 25 trólebus italianos da FIAT - Alfa Romeo e mais 7 veículos nacionais Marcopolo. Os 6 trólebus Mafersa foi a última aquisição da frota santista de trólebus, e todos os demais foram sucateados e vendidos, restando justamente apenas estes 6 veículos que são ônibus movidos à eletricidade, portanto, não poluentes.

NOVIDADES SOBRE O TOMBAMENTO DO TRÓLEBUS DE SANTOS


O processo do tombamento dos trólebus, solicitado pelo historiador Waldir Rueda, tornou-se inquérito civil.

Rueda em 2006 solicitou o tombamento do sistema trólebus de Santos, cujo processo foi arquivado. Em novembro de 2009, o historiador pediu o desarquivamento do processo.

Agora, o processo de tombamento transformou-se em inquérito civil, onde o historiador considera a importância do sistema de trólebus de Santos, e o risco do sistema ser extinto, o que põe em risco um patrimônio cultural da cidade de Santos.

O Ministério Público decidiu colher dados e informações sobre o assunto e estipula o prazo de 180 dias, e "caso não tenham sido concluídas as investigações, abra-se conclusão para a adoção para a providência ali preconizada".

Um comentário:

  1. Bacana sua matéria ...e feliz pelo trólebus recuperado ....estou feliz tbm por pela volta dos mafersa aqui em Diadema totalmente reformados ....abraço

    ResponderExcluir

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.