domingo, 13 de março de 2011

Acordo ortográfico chega à RTP

Desde que foi adotado nos países de língua portuguesa, o Acordo Ortográfico vem pouco a pouco fazendo parte do dia-a-dia das comunidades lusófonas.
No Brasil, de imediato foi eliminado o uso do trema, entre outras mudanças. Em Portugal, as mudanças também vem sendo adotadas, como a eliminação das consoantes não pronuncidas: adoptar virou adotar, directo virou direto. Pelo menos é um dos diversos ítens previstos no acordo.

Por outro lado, em Portugal a ideia também é tirar o "C" de "retrospectiva", o que no Brasil soaria estranho, já que na língua falada nas terras brasileiras o "C" de "retrospeCtiva" é pronunciado, o que não justificaria a mudança. Assim como perspectiva, entre outras palavras semelhanças.

Em Portugal, no último sábado (12.03.2011) me deparei com um "DIRETO", sem o uso habitual do "DIRECTO" com o "C" (No Brasil, as emissoras de televisão preferem o uso do "AO VIVO").

Capturei com a câmera do celular as imagens da RTP Internacional, que transmitia um jogo de futebol:

Imagem fotografada da RTP Internacional, em 12 de março de 2011: DIRETO e não mais DIRECTO

Até poucos dias antes, ainda não tinha reparado nessa diferença. Acredito que a nova grafia tenha sido adotada nesta semana mesmo.
Há mais de um ano, a RTP, que é um grupo de comunicações estatal português e que envolve emissoras de televisão e rádio em Portugal e na África, anunciou que iria implementar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Com a adoção há uma maior unificação da língua nos países que falam o Português. A distância geográfica entre Portugal e Brasil, por exemplo, vem também provocando há muito tempo uma distância na língua falada e escrita nesses dois países. Atualmente há em manuais de instrução multi-língue que identificam separadamente o Português Europeu e o Português do Brasil. Ou ainda fala-se muito em Português de Portugal e Português brasileiro. Pode ser que o acordo aproxime mais os países que falam português, pelo menos em termos de comunicação e literatura.

Em janeiro de 2011 a RTP fez uma matéria sobre a adoção do sistema em seus programas(:



RTP adota o acordo ortográfico



As alterações ao Acordo Ortográfico vão ser adotadas em Janeiro aqui na RTP. Vamos escrever de forma diferente os genéricos dos programas, as frases informativas que passam em rodapé e no multimédia. Alguns palavras podem causar estranheza. Por exemplo o habitual directo vai em breve perder o C e muitas outras palavras serão escritas também de forma diferente.


2011-01-02 21:20:34

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.