quarta-feira, 30 de março de 2011

TV na Praia #09: Contagem Regressiva no site da TVB Band


TV na Praia #09: TVB começa a contagem regressiva para se tornar a mais nova afiliada da Band


por Emilio Pechini*


30.03.2011


TVB SANTOS, A NOVA AFILIADA DA BAND



logo da TVB
Depois de uma convivência de quase 20 anos, a TVB Santos, que começou como TV Brasil, afiliada ao SBT torna-se logo mais, à 00:00h do dia 31 de março uma emissora da Band.
Apesar da Rede Bandeirantes já estar presente na Baixada Santista desde 1978, com a retransmissora no canal 10, agora a rede contará com a afiliada, que tem seus estúdios e direção localizados na avenida Antonio Emmerick, em São Vicente. Atualmente a TVB, enquanto afiliada ao SBT tem programas voltados para a venda de varejo (TVB Varejo, TVB Motor) e jornalísticos (Notícias em Debate, no começo de tarde e o TVB Notícias da TVB, às sete da noite), e também de variedades.

TV BRASIL: SURGE EM 1992 UMA AFILIADA DO SBT EM SANTOS

Pouco tempo após a inauguração da TV Tribuna, afiliada a Rede Globo, em 1992, surgiu a TV Brasil, afiliada ao SBT. Nos primeiros dias, surgiu uma mensagem institucional com Hebe Camargo, falando sobre as vantagens de se anunciar no SBT, e a chamada encerrava-se com o logo e o nome TV Brasil, com o telefone de contato. Aos poucos, a emissora começou a ter seus programas próprios, como o Videoshop, apresentado por Raquel Pelegrini e  Osvaldo Junior. Depois, surgiu o Jornal da TV Brasil, com duas edições, com apresentação de Jefferson Ivaniscka, que também era a voz padrão da emissora. Algum tempo depois, a emissora cancelou os telejornais, resumindo seu noticiário a boletins durante a programação. Veja um vídeo de 1995, gravado durante o programa Sílvio Santos, quando havia a "Semana do Presidente". Note a locução ao final do "Em Nome do Amor", feita por Jefferson, e a vinheta da emissora. (Acervo pessoal de Emilio Pechini):

A SEMANA DO PRESIDENTE 1995 por v2001plus

DA ANA COSTA PARA A NOVA SEDE, EM SÃO VICENTE

A emissora começou com estúdios no Edifício Rotary, na avenida Ana Costa, em Santos. Depois, a emissora construiu uma sede própria em São Vicente, próxima ao 2º BC, e curiosamente também próxima da sede da TV Tribuna, que fica na mesma avenida.
A emissora mudou de nome, para TVB, e ficou até hoje. Vale lembrar que o Grupo Sol Panamby possui também a TVB Campinas, que começou como TV Princesa D'Oeste, e depois TV Diário do Povo, e, quando foi inaugurada a TV em Santos, em Campinas também foi adotado o nome TV Brasil. O grupo também possui um outro veículo "Brasil", que é a Nova Brasil FM, de São Paulo, em 89,7 MHz.

ASSINATURA DA NOVA AFILIAÇÃO FOI EM DEZEMBRO

No ano passado o grupo Sol Panamby, de Orestes Quércia anunciou o fim da afiliação com o SBT em Campinas, e em 1º de fevereiro de 2011 surgiu a TVB Record Campinas. Em dezembro de 2010, poucos dias antes da morte de Quércia, o grupo anunciou também a nova afiliação da emissora de Santos com o Grupo Bandeirantes de Comunicação, surgindo assim a TVB BAND, prevista para o final de março de 2011.
E agora, logo mais surgirá a TVB Band, com programação local e com o jornalismo e esporte que são pontos fortes da Band. Agora a Baixada Santista tem produção local que será aproveitada pela Band em nível nacional.

O novo site http://www.tvbband.com.br/ passou a exibir uma contagem regressiva (tal como fez com a TVB Record Campinas):

print do site http://www.tvbband.com.br/ em 29.03.2011 por volta das 23h01


Boa sorte a nova TVB Band!

E O SBT?

Enquanto não surge a nova VTV SBT, prevista para a próxima terça-feira, os assinantes de TV a cabo na região provavelmente assistirão o SBT-Rede. ´Já os telespectadores de São Vicente e parte de Santos e Cubatão, vão ter que aguardar ou tentar sintonizar o canal 23 (que tem a torre no morro do Tejereba, Guarujá), isso se este canal for mudado para o SBT a tempo. Ou aguardar até o dia 05 de abril.
Nas demais cidades da Baixada, o SBT tem retransmissoras próprias que deverão deixar de ser TVB e também deverão ser SBT-Rede até a nova VTV SBT.


TV na Praia é uma coluna do blog Muito Bem! e trata dos assuntos de televisão regional na Baixada Santista. Contato, sugestões, correções podem ser feitas via e-mail muitobem.tv@gmail.com ou nos comentários abaixo. Reprodução autorizada, desde que informada a fonte.



*Emilio Pechini é radialista desde 1986

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.