sexta-feira, 4 de março de 2011

TV na Praia #06: Carnaval da Baixada na TV

TV na Praia #06: Carnaval da Baixada Santista na TV
TV na Praia é uma coluna do blog Muito Bem! sobre a televisão na Baixada Santista, no Brasil e no mundo. Sugestões, comentários podem ser feitos no formulário abaixo ou via e-mail muitobem.tv@gmail.com

por Emilio Pechini

05.03.2011

DESFILES DAS ESCOLAS DE SAMBA NA SANTA CECÍLIA TV

A Santa Cecília TV divulgou a programação de carnaval da emissora para este ano. A emissora, que tradicionalmente faz a cobertura total dos desfiles das Escolas de Samba de Santos fará transmissão neste sábado (5), domingo e segunda, à partir das 21 horas, ao vivo, direto da Passarela do Samba Dráuzio da Cruz, na Zona Noroeste de Santos. No domingo, segunda e terça, às 16 horas, a Santa Cecília faz um compacto dos desfiles. Neste ano a emissora fará também a transmissão em seu canal digital, 51 UHF (52.1 virtual) e, como no ano passado, via web, além dos canais tradicionais 52 UHF (Santos, São Vicente, Cubatão e Guarujá), 51 UHF (Praia Grande, Mongaguá e Itanhaém) e nos canais locais a cabo. Visite o hot site da emissora para o Carnaval 2011

TRADIÇÃO NAS TRANSMISSÕES

O carnaval de Santos foi transmitido anos seguidos pela TV Litoral, emissora educativa da Mussi Comunicações, que foi inaugurada em 1991 e que foi transferida para a Universidade Santa Cecília em 1997, a qual manteve a tradição das transmissões dos desfiles.

Anteriormente, a TV Cultura de São Paulo realizou a transmissão ao vivo dos desfiles das escolas de samba de Santos no início dos anos 1980, quando a emissora paulistana ampliou seu sinal para o interior e litoral de São Paulo. Pela primeira (e única) vez, o desfile de Santos foi exibido para todo o estado de São Paulo, através da chamda RTC - Rádio e Televisão Cultura. Naquela época, Santos não contava com emissora de televisão local.
Muito antes disso, a pioneira TV Santos, em 1958 realizou programas musicais sobre o carnaval santista. Mas, a emissora, que era uma concessão da TV Paulista em conjunto com a Rádio Clube de Santos, com pouco mais de um ano de existência deixou de ter programação regional.

IMAGENS RARAS DA TV TUPI EM SANTOS
E aqui, imagens de arquivo da extinta TV Tupi de São Paulo, em 1968, sobre o carnaval em Santos. Os vídeos originalmente não tem áudio, pois eram usados nos telejornais da Tupi, com narração ao vivo pelo apresentador.

Cenas dos bailes de Santos, com a entrega da chave da cidade ao Rei Momo



Imagens da decoração da cidade de Santos, em 1968, para o Carnaval. No video, a avenida da Praia e a avenida Conselheiro Nébias.



OUTRAS EMISSORAS

Além da cobertura completa pela Santa Cecília TV, as outras emissoras da Baixada também tem cobertura ao vivo, durante a programação da emissora, e na madrugada. A TV Tribuna realiza flashes dos desfiles nas cidades do litoral nos intervalos de suas transmissões dos desfiles do Rio e de São Paulo. As emissoras TVB, TV Record Litoral e VTV também acompanham os desfiles de Santos e de outras cidades da Baixada Santista, com flashes ao vivo.

BOM FERIADO!

A todos, um bom carnaval e um ótimo feriadão! Até a próxima,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.