domingo, 27 de março de 2011

Rádio, Eterna Atração #11 SP: Rádio Eldorado - fim e recomeço

Rádio, Eterna Atração #11 Eldorado AM e FM agora são Estadão ESPN, em São Paulo



por Emilio Pechini*


27.03.2011


MUDANÇAS HISTÓRICAS EM SÃO PAULO

A Rádio Eldorado de São Paulo foi fundada em 1958, e pertence ao grupo O Estado de São Paulo. Na época só haviam rádios em AM mas quando entrou no ar a emissora lançou também um sinal em FM, com programação exclusivamente musical. Então, havia a Rádio Eldorado AM e uma outra rádio Eldorado em FM que não foi oficialmente lançada, mas que pode ter sido considerada a primeira FM de São Paulo. Com a popularização das FM's, a Rádio Eldorado continuou com programação musical de qualidade e a AM nos últimos tempos investiu mais no jornalismo e, mais recentemente ao futebol, em parceria com a ESPN.

ESTADÃO ESPN E RÁDIO ELDORADO BRASIL 3000


Hoje entrou oficialmente no ar a Rádio Estadão ESPN, no lugar das rádios Eldorado AM e FM, nas respectivas frequências 700kHz e 92,9 MHz, esta com alcance na Grande São Paulo. A nova emissora Estadão ESPN vai, agora de forma mais direta, transmitir notícias e esportes, com o apoio de mais de 700 jornalistas do Grupo Estado e da ESPN. Na Baixada Santista, a AM 700 kHz tem bom sinal, e ouvintes cativos.
Já a parte musical da antiga Rádio Eldorado FM está na nova Rádio Eldorado Brasil 3000 em 107,3 MHz, também com alcance na Grande São Paulo, no lugar da Brasil 2000. Segundo informou o Estadão, a programação da emissora será mantida, e serão incluídos também temas sobre a Educação e Sustentabilidade.


JÁ HOUVE ELDORADO 99,7 EM SANTOS

Vale lembrar que a Rádio Eldorado FM 92,9 MHz já teve retransmissora na Baixada Santista, há alguns anos, em 99,7 MHz, quando os ouvintes do litoral tiveram sinal local da emissora, o que foi bastante divulgado na época e até mesmo o logo da emissora tinha as duas frequências.

BAIXADA CONTINUA SEM UMA RÁDIO ALL NEWS LOCAL

pensar que a Baixada não consegue emplacar uma rádio só de notícias. Vale lembrar que já tivemos a CBN Santos 660 kHz e posteriormente a CBN Litoral 102,1 MHz. Quando a BandNews de São Paulo foi inaugurada, o Grupo Bandeirantes anunciou que seriam criadas novas emissoras, inclusive uma em Santos, o que não aconteceu. Por ora, contamos com o jornalismo local, distribuido na programação das emissoras litorâneas, em AM e FM.
Por enquanto, não há ainda nada de concreto de uma emissora all news na Baixada. Vamos aguardar.

AINDA SOBRE A QUALIDADE DE SOM

As emissoras devem ficar mais atentas a qualidade de som, para o público dos "fones". Som não estéreo em rádios musicais, e até mesmo "saturando" que, em ambos os casos, causam desconforto aos ouvidos. Basta dar uma passeada pelas emissoras e conferir, munidos dos respectivos fones de ouvido. Muitas vezes são problemas técnicos, mas também há o problema de rádios via satélite ou que tem geração em outra região, e que simplesmente não tem "ouvidos próprios" no litoral. Graças aos ouvintes, que enviam mensagens e reclamações, é que as rádios ficam cientes dos problemas para assim consertar os defeitos.

MELHORANDO OS SINAIS

Litoral 91,9 MHz e Scalla 102,9 MHz estão com a difícil tarefa de levar seu sinal do alto da Serra ao Litoral e Grande São Paulo, ao mesmo tempo e com um só ponto de irradiação. Nesses casos, tem havido grande melhora no sinal.
Outra rádio que melhorou seu alcance, apesar da baixa potência, é a Boa Nova FM 96,3 MHz. A emissora voltou a transmitir em estéreo e em Santos o sinal melhorou, e, neste caso, a transmissão vem do Forte do Itaipu, em Praia Grande, de onde transmitem emissoras de rádio (como a 98 A Rádio Rock) e de televisão (como Cultura, Band, e outras, para cobertura naquela cidade).

UMA ÓTIMA SEMANA

Boa semana, finzinho de março, e continuem mandando suas mensagens e comentários. Um abraço a todos!

Rádio, Eterna Atração é uma coluna do blog Muito Bem! com o objetivo de divulgar e comentar os assuntos relacionados com as emissoras de rádio da Baixada Santista. As emissoras podem divulgar suas promoções, notícias e novidades via e-mail muitobem.tv@gmail.com
Comentários e sugestões dos leitores, podem também ser feitos via-email ou através do formulário abaixo. Reprodução autorizada, desde que citada a fonte.



*Emílio Pechini é radialista desde 1986

3 comentários:

  1. A LITORAL ESTÁ COM EQUIPAMENTOS NOVOS EM FASE DE AJUSTE, MAS ISSO NÃO FUNCIONA SE ELA NÃO AUMENTAR A POTENCIA PORQUE ATINGIR A GRANDE SÃO PAULO E BAIXADA SANTISTA COM SINAL LOCAL (LIMPO) COM 10KW DE POTENCIA É QUASE IMPOSSÍVEL.JÁ EM RELAÇÃO A SCALLA FM É DIFICIL FAZER UM MILAGRE COM BAIXA POTENCIA.SE QUISER SER UMA RADIO DE RESPEITO TEM QUE MUDAR A CLASSE E AUMENTAR A POTENCIA E EM MUITO.VAMOS TORCER PARA QUE ISSO VENHA ACONTECER!!!

    ResponderExcluir
  2. Amigos do blog muitobem aí do litoral,acompanho as novidades sobre radios da capital e do litoral. Enviei um email para a radio litoral fm perguntando se a emissora vai disponibilizar o sinal aqui na capital mais precisamente aqui na zona norte e fui prontamente respondido por eles. Segue o email resposta:


    Estamos com torre nova no alto da Serra (Rancho da Pamonha) e em fase de ajustes e aguardando liberação para mais potência...Em breve chegando em São Paulo com som perfeito, sintonia precisa (talvez uma pequena mudança para 91,7) e com musica de qualidade!!!

    Agradeço os elogios, pela informação e dizer que o ouvinte de Sao paulo merece musica de qualidade!

    Sds,

    Ricardo Santos (Rick)
    Coord.Art Litoral FM
    (13) 2104.5406

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber qual a orquestra que tocava a música "Chovendo na Roseira" que sempre tocava na antiga Radio Eldorado?
    Se alguem souber, agradeço a informação.

    Wilson Esprag

    ResponderExcluir

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.