terça-feira, 1 de março de 2011

Rádio, Eterna Atração #08: Capital paulista agora tem Litoral

Rádio, Eterna Atração #08: Capital Paulista agora tem Litoral (FM)
Coluna do blog Muito Bem! especializada no rádio da Baixada Santista e também do Brasil e do Mundo. Comentários e sugestões podem ser feitos no formulário abaixo ou via e-mail muitobem.tv@gmail.com

por Emilio Pechini

01.03.2011

SINAL DA LITORAL FM PODE SER CAPTADO NA CAPITAL PAULISTA

Neste domingo pude conferir em São Paulo o sinal da Litoral FM (91,9 MHz) com boa recepção na Zona Sul da cidade. Na busca automática a emissora foi encontrada, com leve variação. A chegada da emissora na Grande São Paulo foi graças a transferência da torre, que ficava no Morro de Santa Terezinha, em Santos, para o alto da Serra do Mar. A mudança, contudo, diminuiu o alcance na Baixada Santista, como já comentamos antes. Mas, o sinal em Santos já melhorou com relação à época da mudança da torre.

AGORA É O LITORAL QUE SOBE A SERRA

Há vários anos a VIP FM originalmente em 102,9 MHz, de concessão em Itanhaém, mudou sua frequência para 90,9 MHz e transferiu sua torre para o alto da Serra. Com isso, a emissora anunciava em sua programação "a primeira emissora que abrange duas regiões metropolitanas com o mesmo sinal", no caso, a Grande São Paulo e Baixada Santista. Esse feito chamou a atenção do Grupo Bandeirantes de Comunicação que arrendou a emissora e lançou a dupla transmissão em AM-FM. Desde então, a Rádio Bandeirantes AM (840 kHz) passou a ser retransmitida em FM (90,9 MHz) abrangendo as duas regiões com um potente transmissor. Claro que para ter o mesmo alcance, a Litoral FM terá que aumentar a sua potência. O curioso é que pela primeira vez uma emissora da Baixada "sobe a Serra" mantendo suas características litorâneas. Pelo menos, é o que se espera.

RÁDIO DISNEY 913

Aproveitando a ida a São Paulo pude sintonizar a Rádio Disney (91,3 MHz). Um bom sinal e programação ao vivo, com hits do Disney Channel e outros sucessos. Na locução a frequência da rádio é pronunciada como "noventa e um três", ou seja, sem a "vírgula", já que o logo da emissora é mesmo um 913.

SCALLA EM SP

Obviamente o sinal da Scalla FM (102,9 MHz) é bem melhor em São Paulo do que na Baixada, já que a torre também é no alto da Serra.

OUTRAS RÁDIOS DA BAIXADA NÃO CHEGAM

As outras emissoras da Baixada tem suas frequências ocupadas em São Paulo, seja por rádios comunitárias ou por harmônicas das rádios adjacentes. Então, na capital paulista é muito difícil sintonizar emissoras litorâneas, salvo se o ouvinte instalar uma antena em um ponto que favoreça os sinais que vem da Baixada.

NENO NA CULTURA AM

Neno Alvarez já tem uma longa história no rádio, trabalhei com ele há muitos anos. E fiquei contente de ouvi-lo na Cultura AM (930 kHz), em seu programa Clube dos Amigos, que apresenta na emissora de segunda à sábado à partir das 16 horas. Temos uma coisa em comum, que li em seu perfil: o filme preferido dele é Nasce uma Estrela, com Barbra Streisand, que também está na minha lista dos Top 10 do cinema... Acesse o blog do Neno no site da Cultura, clique aqui.

RÁDIO DO SINDICATO DO ABC EM SÃO VICENTE

Como se sabe, em breve São Vicente terá uma nova emissora de rádio, da Fundação Sociedade Comunicação, Cultura e Trabalho, que é mantido pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. No site da Anatel a emissora já está cadastrada como Classe B2, em 93,3 MHz. Essa classe é superior a da rádio Primeira FM (106,1 MHz), também de São Vicente, que é cadastrada como Classe C. Portanto, será uma rádio que terá um alcance maior. Como ultimamente as rádios litorâneas tem subido a serra, não será surpresa se a torre também for instalada no alto da Serra, justamente para atingir o ABC.

É ISSO AÍ

Obrigado a todos pelos comentários e e-mails recebidos sobre esta coluna. Um abraço a todos e até a próxima!

7 comentários:

  1. LEMBRO QUE NA ÉPOCA A VIP FM TRNSMITIA EM 102,9 COM 50KW DE POTENCIA E QUANDO MUDOU PARA 90,9 SIMPLESMENTE DOBROU SUA POTENCIA PARA 100KW. SOMENTE COM ESSA POTENCIA É POSSIVEL TRANSMITIR PARA AS DUAS REGIÕES METROPOLITANAS E MESMO ASSIM AINDA É POUCO. A LITORAL TOMOU UMA ATITUDE CORAJOSA DE TRANSMITIR PARA A REGIÃO MAIS RICA DO PAÍS(GRANDE SÃO PAULO) E AGORA TERÁ QUE LUTAR PARA CONSEGUIR UM AUMENTO DE POTENCIA JUNTO AO MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES.AGORA TOMARA QUE AS OUTRAS RADIOS DAQUI TENHAM A MESMA OUSADIA DA LITORAL! VAMOS AGUARDAR!!!

    ResponderExcluir
  2. PARA SER JUSTO O SINAL DA SCALLA DEVERIA SER TÃO BOM NA BAIXADA QUANTO EM SÃO PAULO ATÉ PORQUE A CONCESSÃO É DA BAIXADA!

    ResponderExcluir
  3. Olá Emilio!!! Poxa o sinal da litoral está ruim mesmo! Da qualidade do áudio eu não tenho o que falar pois é excelente mas, o sinal aqui em São Vicente é muito ruim , fica aquele chiado no fundo...pega na sala mas não pega no quarto; será que os donos da litoral sabem disso!não dá pra aumentar a força e torna o sinal local? Fica aqui a minha insatisfação!

    ResponderExcluir
  4. OLÁ PESSOAL DO MUITOBEM.TV! ALGUÉM TEM INFORMAÇÃO DA SCALLA FM AQUI NA BAIXADA? O SINAL E O AUDIO É RUIM AQUI EM SÃO VICENTE.SE ALGUÉM TIVER INFORMAÇÃO POR GENTILEZA NOS INFORME, POIS ESSE CONCEITO DE PROGRAMAÇÃO É MUITO BEM VINDO NA NOSSA REGIÃO!

    ResponderExcluir
  5. Fala Pechini!!! Parabéns pelo blog!!!Continue nos informando sobre o radio da nossa região ainda mais agora, com a chegada do pré-sal as radios de São paulo irão descer a serra para se estabelecerem e faturar, começou com a bandeirantes a terra fm, e a scalla !Ahh agora tem a litoral subindo para a Capital e quem será a próxima a subir a serra? Vamos aguardar!

    ResponderExcluir
  6. Pechini por favor me tira uma dúvida? no site da anatel(siscom),tem uma concessão de radio em frequencia modulada para praia grande em 100,3 canal 262 classe c . Por acaso essa concessão ainda vai surgir ou já é usada por outra entidade? Desde já agradeço a atenção! Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Bem observado, na verdade essa foi uma mudança na frequência no site da Anatel, pois a original era 98,9 MHz Linea Sat, que aparentemente era a ocupada pela Terra FM

    Pode ser que haja uma mudança na rádio Terra FM, ou surja uma outra emissora.

    Em 98,9 MHz, há uma concessão em Mogi das Cruzes, caso a Terra continue nessa frequência, vamos aguardar.

    ResponderExcluir

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.