segunda-feira, 14 de março de 2011

Rádio, Eterna Atração #09: Tribuna FM vai comemorar 30 anos em maio

Rádio, Eterna Atração #09: Tribuna FM vai comemorar 30 anos em maio
Coluna do blog Muito Bem! sobre o rádio na Baixada Santista. Dúvida, comentários e sugestões poderão ser feitas no formulário abaixo ou via e-mail muitobem.tv@gmail.com

por Emílio Pechini

14.03.2011

TRIBUNA FM: 30 ANOS

Parece que foi ontem... Pois em 10 de maio de 1981 entrou no ar a Rádio A Tribuna FM, em 104,1 MHz, do grupo A Tribuna que na época possuía duas rádios em AM: a Rádio Atlântica 590kHz e a Rádio A Tribuna AM 660kHz. Posteriormente, a emissora instalou sua torre no Monte Serrat e também mudou sua frequência para 105,5 MHz, o que possibilitou o aumento da potência do transmissor. Também o nome foi alterado, devido até mesmo o modo do público se referir à rádio: de A Tribuna FM, para Tribuna FM. Para criar uma marca de melhor memorização, a emissora adotou o logo TriFM, que também é utilizado pelos locutores e promoções. No mês de aniversário, a rádio realiza os 10 km Tribuna FM, que já está em sua 26ª edição, um dos maiores eventos esportivos da Baixada Santista. Parabéns Tri!

FALANDO NA TRI...

Os ouvintes também contarão suas histórias nos 30 anos da Tribuna FM com o ARQUIVO 30 ANOS DA TRI, lembrando de um sucesso antigo que tocava na Tri e que ficou marcado na memória. As mensagens são via e-mail para locutores@trifm.com.br e relembre o que estava acontecendo na época.
O Arquivo Tri rola em todos os horários da rádio. É só ficar ligado! Confira mais informações no site da Tri.

UNIVERSAL É 100% TRIANON

Para registrar: a Sociedade Rádio Universal (810 kHz) hoje retransmite integralmente a Rádio Trianon, de Santo André. Infelizmente em boa parte da programação a frequência santista não é citada. Ou seja, quem ouve os 810 kHz acha até que o rádio está com defeito, já que o prefixo citado e a frequência anunciada é de 740kHz, que é a da Trianon. Basta incluir na vinheta de prefixo da rádio os dois prefixos, da Trianon e da Universal e suas frequências. É o mínimo de justiça para uma emissora que foi fundada em 1954, ou seja, com 58 anos de existência.

ATLÂNTICA É 100% A VOZ DA LIBERTAÇÃO

Também nas AM's santistas, a antiga Rádio Atlãntica também deixou de "existir". Na frequência 590 kHz é transmitido em boa parte A Voz da Libertação, programa da Igreja Pentecostal Deus é Amor, gerado em São Paulo. Há alguns momentos de produção local, também ligada a igreja. Porém a locutora poderia dizer aos ouvintes qual é o nome da emissora: seja Atlântica ou então Rádio A Voz da Libertação, ZYK 534, 590 kHz. Afinal, a antiga Atlântica foi fundada em 1935! Portanto, vai completar 76 anos no próximo dia 26 de maio. Essa história não pode acabar em uma rádio sem nome!

BOA NOTÍCIA: CULTURA FM VOLTA A TRANSMITIR EM ESTÉREO

Há algumas semanas comentamos sobre a Cultura FM (106,7 MHz) transmitir em mono. Algo inadmissível a uma das emissoras mais tradicionais da Baixada. Hoje, verifiquei que o indicador de estéreo voltou a "acender" na Cultura. E, de fato, conferindo nos fones de ouvidos está lá o bom e espacial som estereofônico da emissora que criou o "jeito santista de fazer rádio". Valeu, Cultura!

SCALLA, BANDEIRANTES E LITORAL: AS EMISSORAS DA SERRA

A Scalla FM (102,9 MHz), após ficar alguns dias fora do ar - pelo menos aqui na Baixada - voltou, e com o sinal aparentemente mais forte. Já a Bandeirantes (90,9 MHz) que tem o sinal mais forte entre as emissoras que transmitem no alto da Serra do Mar, ainda não conseguiu chegar a pleniture de seu sinal. Agora, o sinal do áudio está "estourando". Já a Litoral FM (91,9 MHz) ainda precisa aumentar sua potência. Até em sua cidade-sede, São Vicente, o sinal está com dificuldades de captação. Mas, em São Paulo a emissora já está ganhando ouvintes devido a seu novo alcance. Por exemplo, a emissora pode ser captada nas imediações do Ibirapuera. O que também vale para o ABCD.

E PARA TERMINAR: PORTADORA EM 93,3 - SERIA A RÁDIO DO SINDICATO?

Hoje em São Vicente captei uma portadora na frequência de 93,3 MHz. Portadora, para deixar claro, é um sinal sem áudio. E justamente essa frequência aguarda a nova emissora vicentina em FM, que é de uma fundação mantida pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, conforme já comentei anteriormente aqui. Pode ser um sinal para evitar que rádios comunitárias se instalem na frequência, ou então é apenas um sinal que não tem nada a ver com a nova rádio. Vamos aguardar...

É ISSO AÍ

Valeu pelos comentários recebidos e e-mails. Um abraço a todos e até a próxima!

Um comentário:

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS ATIVADA. Comentários poderão não ser publicados, a critério do autor (como, por exemplo, texto ofensivo e/ou citando terceiros) Atenção: comentários que contenham links, e-mail, endereços ou telefones não serão publicados.

Este blog é mantido parcialmente através de anúncios gerenciados pelo Google, UOL e Lomadee.